COP30: Governo confirma 135 delegações presentes para novembro
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12/09), pela vice-governadora Hana Ghassan; O evento será realizado em novembro deste ano, em Belém (PA)

A COP30 (Conferência das Nações Unidas Unidas sobre Mudanças Climáticas), que será realizada no Brasil em novembro deste ano, em Belém, do Pará, já possui 135 países confirmados, segundo a vice governadora do Pará, Hana Ghassan.
O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (12), durante uma visita à área de credenciamento da conferência, no Parque da Cidade, que será palco dos principais diálogos sobre o clima.
Empenho conjunto
Segundo Ghassan, o número de delegações participantes dobrou no último mês, o que reflete o empenho conjunto do governo federal e do governo do Estado.
“Hoje, nós temos 135 delegações confirmadas, no total de 196 países. Neste mês dobrou o número de delegações confirmadas. Ter 135 delegações dois meses antes do evento já mostra que vai ser uma grande COP, uma COP inclusiva e participativa”, afirmou a vice-governadora.
Com 140 países confirmados pela ONU, a @cop30naamazonia, em Belém, já demonstra que será uma conferência histórica. Um evento participativo e inclusivo, fruto do trabalho integrado entre governo estadual e governo federal, pic.twitter.com/gYwxB8hwza
— Hana Ghassan Tuma (@hana_ghassan) September 13, 2025
(vídeo; reprodução/X/@hana_ghassan)
Hospedagem e preços
Hana Ghassan também destacou as medidas adotadas para assegurar uma hospedagem justa e acessível durante o elenco.
Segundo a vice-governadora, houve queda média de 31% nos valores de diárias em hotéis e em imóveis por temporada na capital paraense, resultado de ações em conjunto da da Defensoria Pública do Estado (DPE), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Núcleo de Defesa do Consumidor e Procon.
Ainda foi elaborado um plano de acomodação para os delegados, com 2.500 quartos particulares a preços fixados entre 100 e 600 dólares.
Mônica Belém, Defensora Pública-Geral do Pará, salientou a importância da iniciativa, afirmando que desde o início, o foco tem tem sido garantir um ambiente de consumo ”justo e transparente” na capital paraense durante a conferência, para que todas as pessoas, com um foco especial nos grupos mais vulneráveis, possam participar do evento global.
Estrutura do evento
Durante a visita de Ghassan, ela inspecionou a montagem da Blue Zone (Zona Azul), espaço oficial da ONU e do governo federal para as conversas e negociações entre líderes e delegações.
A área irá contar com 64 tendas modulares e 100 pavilhões, além das plenárias e escritórios das delegações presentes. A estrutura foi planejada para ser sustentável, inclusiva e integrada ao espaço do Parque da Cidade.
Sobre a COP30
A COP é o maior encontro global sobre mudanças climáticas, que ocorre anualmente, sendo promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento reúne líderes, cientistas, organizações civis e representantes de 200 países para discutir soluções e firmar compromissos sobre o enfrentamento da crise climática, que é real.