Vasco vence Botafogo nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil 2025
Equilíbrio e alternância de bom momento entre Vasco e Botafogo marcam o clássico carioca que definiu o último classificado as semifinais da Copa do Brasil

Na noite desta quinta-feira(11), o Vasco venceu o Botafogo nos pênaltis por 5×3 pelo jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil 2025 e se classificou para as semifinais.
As equipes empataram por 1×1 nas duas partidas da eliminatória em jogos marcados por equilíbrio e alternância de domínio na partida.
O jogo
Valendo a classificação, a partida começou com os times buscando o ataque a todo custo, afinal a classificação viria apenas com uma vitória no tempo normal.
Aos 20 minutos, Coutinho cobrou falta, Neto se enrolou para fazer a defesa e Nuno Moreira abriu o placar de cabeça para o Vasco, mudando completamente a nuance de um jogo que parecia favorável para o Botafogo.
Após o gol, o cruzmaltino recuou mais e criou chances de aumentar a diferença, mas também permitiu espaços para o alvinegro jogar. O resultado foi um contra-ataque puxado por Correa que foi derrubado por Léo Jardim dentro da área. Alex Telles cobrou com perfeição e empatou novamente a eliminatória.
Botafogo 0x1 Vasco
⚽️ Nuno Moreira
🏆 Copa do Brasil | quartas (ida: 1×1)
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) September 12, 2025
Nuno Moreira abriu o placar para o Vasco (Vídeo: Reprodução/X/@DiarioGols)
O segundo tempo foi marcado por uma alternância de domínio na partida entre as equipes. Nos primeiros vinte minutos de jogo, o Vasco teve maior domínio e criou várias chances de virar o jogo, mas esbarrou em erros de passes e defesas de Neto.
Entre os 20 e 40 minutos da etapa final foi a vez do Botafogo criar as melhores chances e buscar o resultado que o classificaria, mas também esbarrou no goleiro, dessa vez era Léo Jardim que fazia defesas evitando o empate.
Com esse equilíbrio, a partida acabou empatada mesmo e foi para os pênaltis. Aí Léo Jardim, que tem brigado desde a temporada passada, pegou o pênalti de Alex Telles. Como este foi o único pênalti perdido na disputa, o Vasco garantiu a classificação e voltou a semifinal da Copa do Brasil pela segunda vez seguida.
Copa do Brasil define semifinais
Com a classificação do Vasco nos pênaltis, a Copa do Brasil agora tem as suas semifinais definidas na temporada 2025.
O cruzmaltino terá mais um clássico para jogar, enfrentando dessa vez o Fluminense, que eliminou o Bahia com 2×1 no agregado.
O pênalti do zagueiro Robert Renan, que eliminou o Botafogo e classificou o Vasco para as semifinais da Copa do Brasil.
🎥 @tvglobo | @geglobo pic.twitter.com/xjeKjTRooW
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) September 12, 2025
Robert Renan converteu pênalti decisivo para o Vasco (Vídeo: Reprodução/X/@DiarioGols)
O vencedor deste duelo terá pela frente quem ganhar na eliminatória entre o Cruzeiro que teve vida fácil contra o Atlético Mineiro vencendo as duas partidas por 2×0 e o Corinthians que também ganhou as duas do Athletico Paranaense e até aqui não sofreu gols na competição.
Os mandos de campo serão definidos por sorteio a ser realizado pela CBF ainda sem data definida, assim como a data dos duelos que está prevista para dezembro logo após o fim do Brasileirão.
Cariocas focam no Brasileirão
Com a Copa do Brasil tendo sua fase semifinal a ser disputada apenas em dezembro, o Vasco agora foca totalmente no Brasileirão em busca de fugir da zona do rebaixamento, se mantendo na Série A em 2026.
Neste domingo(14) às 20h30, o cruzmaltino recebe o Ceará em São Januário em busca de voltar a vencer em seu estádio, algo que não acontece desde maio, quando o Vasco venceu o Fortaleza por 3×0.
Já o Botafogo busca entrar no G4 e se aproximar dos times que brigam pelo título nacional. O alvinegro também joga no domingo, mas as 16h contra o São Paulo no Morumbi.