Bryan Fuller quer nova versão de ‘O Silêncio dos Inocentes’ com Zendaya como Clarice Starling
O criador da série “Hannibal”, revelou desejo de criar uma nova adaptação para a televisão de um dos maiores clássicos do cinema; longa de 1991 foi estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins

O roteirista e produtor Bryan Fuller, criador da aclamada série “Hannibal” (2013-2015), quer revisitar um dos thrillers mais emblemáticos da história do cinema. Em entrevista recente ao ScreenRant, ele revelou que seu “projeto dos sonhos” é adaptar “O Silêncio dos Inocentes” em formato de minissérie, trazendo Zendaya no papel de Clarice Starling, personagem imortalizada por Jodie Foster no filme de 1991, dirigido por Jonathan Demme. “Se eu pudesse colocar qualquer coisa no universo, seria isso”, afirmou Fuller.
A proposta reacende discussões sobre remakes e reimaginações de clássicos em Hollywood. O original de Jonathan Demme foi o primeiro, e até agora único, filme de terror a vencer o Oscar de “Melhor Filme” e a conquistar outras cinco estatuetas principais, incluindo “Melhor Direção”, “Melhor Roteiro Adaptado”, “Melhor Atriz” para Foster e “Melhor Ator” para Anthony Hopkins como o visceral Hannibal Lecter.
O legado de Hannibal e Clarice
Fuller não é estranho ao universo criado por Thomas Harris. Sua série “Hannibal” adaptou trechos dos livros “Dragão Vermelho” e “Hannibal”, mostrando o relacionamento entre o agente do FBI Will Graham (Hugh Dancy) e o psiquiatra canibal Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen). O ator dinamarquês já expressou interesse em reprisar o papel. “Sempre existe uma chance. Se acharmos o lugar certo, estamos prontos para voltar”, disse Mikkelsen ao Deadline.
Ver essa foto no Instagram
Zendaya pode viver a nova versão de Clarice Starling (Foto:reprodução/Instagram/@zendaya)
Desde 2015, Fuller tenta obter os direitos para usar a personagem Clarice Starling. Segundo ele, a MGM , detentora dos direitos autorais, negou sucessivas vezes, mas nunca fechou totalmente a porta. O criador também já havia sinalizado interesse em escalar atores que não fossem brancos para explorar novas dimensões de Clarice, refletindo questões raciais no contexto da personagem.
Múltiplas versões no cinema e na TV
Além do filme original, Clarice e Hannibal ganharam várias representações ao longo das décadas. Anthony Hopkins reprisou seu papel em “Hannibal” (2001) e em “Dragão Vermelho” (2002), enquanto Julianne Moore assumiu Clarice em “Hannibal” (2001). Gaspard Ulliel viveu a versão jovem do vilão em “Hannibal – A Origem do Mal” (2007), Brian Cox interpretou Lecter em “Caçador de Assassinos” (1986) e Rebecca Breeds deu vida à personagem em “Clarice” (2021), série da CBS.
O interesse de Fuller em Zendaya reacende o debate sobre a força desses personagens no imaginário coletivo e abre caminho para uma nova leitura potencialmente mais diversa de um dos maiores thrillers de todos os tempos.