Kendrick Lamar vence segundo Emmy da carreira
O Rapper recebeu a segunda premiação da carreira por show do intervalo que fez no Super Bowl, recebeu o prêmio de melhor direção musical

Kendrick Lamar venceu seu segundo Emmy. O premiado rapper norte-americano levou a estatueta de Melhor Direção Musical por sua apresentação no intervalo do Super Bowl deste ano, realizado em fevereiro. A vitória foi anunciada no último domingo (7), durante a cerimônia dedicada às categorias técnicas, que antecede a premiação principal, marcada para o próximo dia 14. Ele dividiu o prêmio com seu colega diretor musical Tony Russell — um dos sete para os quais foi indicado.
Vale lembrar que Kendrick já havia ganhado um Emmy em 2022, quando conquistou o prêmio de Melhor Especial de Variedades (Ao Vivo), também por uma apresentação no Super Bowl. Na ocasião, ele se apresentou ao lado de Dr. Dre, Snoop Dogg, Mary J. Blige, Eminem e 50 Cent, em uma homenagem ao hip hop norte-americano.
Com Emmys e Grammys já conquistados, Kendrick está a apenas dois passos de se tornar um EGOT — artista que vence os quatro principais prêmios do entretenimento: Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Para isso, ainda faltam a estatueta do cinema e a do teatro. Curiosamente, Eminem, que dividiu palco com ele no Super Bowl de 2022, já tem um Oscar de Melhor Canção Original, conquistado em 2003 por “Lose Yourself”, trilha de ‘8 Mile’.
Kendrick Lamar e Eminem durante o intervalo do Super Bowl LVI, em Los Angeles (Foto: Reprodução/Cooper Neill/Getty Images Embed)
Show histórico no Super Bowl LIX
Kendrick Lamar foi a atração principal do show do intervalo do Super Bowl LIX, em 9 de fevereiro de 2025. Sua apresentação icônica reuniu grandes sucessos como “Not Like Us” e “All the Stars” e contou com participações especiais de SZA, Samuel L. Jackson e Serena Williams. O show não se destacou apenas pela qualidade musical, mas também pelo impacto cultural e histórico — tornando-se a performance de intervalo mais assistida de todos os tempos, ultrapassando a lendária apresentação de Michael Jackson em 1993.
Foram 133,5 milhões de espectadores, superando por uma pequena margem os 133,4 milhões do Rei do Pop. Kendrick também fez história ao se tornar o primeiro rapper solo a se apresentar no intervalo da final do campeonato de futebol americano, um dos eventos mais prestigiados da TV mundial.
Show de Kendrick Lamar foi o intervalo mais assistido da história do Super Bowl (Foto: Reprodução/Logan Bowles/Getty Images Embed)
Reconhecimento no Grammy, mas esnobado no VMA
Mesmo com todos os holofotes, a consagração no Emmy e o recorde de audiência, Kendrick Lamar foi surpreendentemente ignorado nas principais categorias do VMAs 2025. O clipe de “Not Like Us”, favorito ao prêmio de Vídeoclipe do Ano, levou apenas um Moon Person, na categoria de Melhor Cinematografia. Nem mesmo venceu como Melhor Hip-Hop, prêmio que acabou nas mãos de “Anxiety”, de Doechii.
O “efeito novidade” pode ter influenciado: lançada em julho de 2024, “Not Like Us” já havia dominado as conversas e premiações meses antes, podendo soar “antiga” para os votantes do VMA — algo parecido com o que aconteceu em 1984, quando “Thriller”, de Michael Jackson, perdeu o prêmio de Vídeo do Ano no primeiro VMA.
Ainda assim, no Grammy 2025, a faixa foi amplamente premiada, vencendo Gravação do Ano, Canção do Ano, Melhor Canção de Rap, Melhor Performance de Rap e Melhor Vídeo Musical, consolidando seu status como um dos maiores sucessos da carreira de Kendrick Lamar.