F1: Lando Norris marca o melhor tempo no TL2 do GP da Itália

Britânico da McLaren encerrou o segundo treino livre do GP da Itália na ponta, superando os pilotos Charles Leclerc e Carlos Sainz

05 set, 2025
Lando Norris I Reprodução/ 	MARCO BERTORELLO/ Getty Images Embed
Lando Norris I Reprodução/ MARCO BERTORELLO/ Getty Images Embed

No segundo treino livre do GP da Itália, encerrado nesta sexta-feira (5), a McLaren voltou a se destacar. Lando Norris registrou 1m19s878, superando Charles Leclerc por 0s083. Carlos Sainz completou o top 3, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto terminou em 12º.

Saiba como foi o TL2 no Circuito de Monza

Desde o GP da Holanda, a abertura das sessões tem sido realizada sob safety car virtual. Apesar de ter ficado de fora do primeiro treino livre, Oscar Piastri não quis perder tempo na segunda atividade e foi o primeiro a entrar na pista.

Logo, o restante do pelotão se juntou ao líder do Mundial de Pilotos. George Russell iniciou a disputa marcando a primeira volta rápida, mas a liderança logo foi assumida por Gabriel Bortoleto. O australiano da McLaren não teve um bom desempenho e terminou em quarto lugar, atrás de Carlos Sainz.

Nos 10 minutos iniciais, grandes mudanças ocorreram no topo: Alex Albon tirou Bortoleto da liderança, enquanto a dupla da Mercedes, os pilotos da Ferrari, Max Verstappen e Fernando Alonso, apareceram entre os primeiros.

Kimi Antonelli errou na entrada da curva, avançou sobre a brita e ficou preso, levando à interrupção da sessão para remoção do carro e limpeza da pista. A primeira bandeira vermelha do TL2 foi acionada nesse período.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Bandeira vermelha causada por Andrea Kimi Antonelli (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)

Carlos Sainz assumiu a ponta do treino, e com os pneus macios, os pilotos buscaram melhorar suas marcas. Lando Norris despontou na liderança, enquanto a dupla da Sauber se destacou, com Nico Hülkenberg em terceiro e Bortoleto em sexto.

Para surpresa dos fãs, Verstappen iniciou os 25 minutos finais na parte inferior da tabela, sendo um dos poucos a usar pneus médios junto com Lance Stroll. Mesmo relatando problemas no carro, o tetracampeão mundial subiu da 13ª para a quarta colocação com compostos macios.

Kimi Antonelli cometeu um erro na entrada de uma curva e ficou preso na brita, o que gerou uma pausa na sessão para remoção do carro e limpeza da pista.

Após a liberação da FIA, Piastri voltou a testar o carro, registrando o segundo melhor tempo atrás de Norris, que marcava 1m21s012. O australiano não conseguiu melhorar sua volta em seguida.

A Ferrari repetiu o bom desempenho do primeiro treino livre. O monegasco, Charles Leclerc superou Norris e assumiu a liderança, mas Verstappen retomou a ponta logo depois com 1m20s710. Hamilton permaneceu forte em quarto lugar, mesmo sem alcançar o top 3.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), informou que uma infração de Bortoleto durante bandeira amarela está sob investigação. Enquanto isso, a segunda variante dificultou Norris, que perdeu parte da traseira para a brita, mas contornou a situação.

Com a subida de Piastri e Leclerc, Verstappen ficou fora do top-5. As primeiras posições passaram a ser dominadas pelas duplas da McLaren, Ferrari e Williams, junto do holandês da Red Bull. Sem Antonelli, a Mercedes contava apenas com George Russell em décimo.

Nos minutos finais, os pilotos testaram diferentes compostos em Monza, tanto para voltas rápidas quanto para desempenho a longo prazo. Faltando 10 minutos para o fim, a tabela se estabilizou, e Norris retomou a liderança da sessão, seguido por Charles Leclerc e Carlos Sainz.

Classificação do TL2

Saiba como ficou o grid, após o encerramento do TL2 no Circuito de Monza.



Próxima atividade do GP da Itália

Neste sábado (6), a última sessão de treinos acontece às 6h30 (horário de Brasília), seguida pela classificação às 10h.

Mais notícias