Raul Gil é internado em São Paulo com quadro de diverticulite e desidratação
Aos 87 anos Raul Gil está internado em SP com diverticulite e desidratação; apesar do quadro, médicos informam que alta está próxima

Nesta quarta-feira (03), o apresentador Raul Gil, de 87 anos, foi internado no Hospital Moriah, em São Paulo, com fortes cólicas e indisposição. O filho do apresentador, contou que Raul chegou ao hospital para realizar os exames a noite, por volta das sete. Nesta quinta-feira (4), o hospital emitiu um boletim médico para atualizar o estado de saúde de Raul Gil.
O boletim médico divulgado informa que Raul Gil foi diagnosticado com abdome agudo inflamatório, decorrente de um quadro de diverticulite associado à desidratação. Apesar da gravidade do problema, o apresentador, de 87 anos, apresenta estado de saúde estável e deve receber alta ainda nesta semana. Segundo seu filho, esta é a primeira vez que Raul recebe esse diagnóstico, mas ele tem respondido positivamente ao tratamento indicado pela equipe médica.
Ver esta publicação no Instagram
Raul Gil em entrevista (Vídeo: reprodução/Instagram/@RaulGil3)
Boletim médico
O apresentador Sr. Raul Gil encontra-se internado no Hospital Moriah desde o dia 03 de setembro, onde foi diagnosticado com abdome agudo inflamatório por diverticulite aguda e desidratação.
O estado do paciente é estável e há previsão de alta em breve.
O Sr. Raul Gil está sob os cuidados da equipe comandada pelo Dr. Sérgio Felizola, cardiologista.
Dr. Sérgio Felizola
Cardiologista
Dr. Alexandre Teruya
Diretor Técnico e CEO do Hospital Moriah
Ver esta publicação no Instagram
Dr. Roberto Kalil explica sobre diverticulite (Vídeo: reprodução/Instagram/@CNNBrasil)
Entenda o que é diverticulite e suas causas
A diverticulite acontece quando os divertículos se inflamam ou infeccionam. Essa condição pode provocar dor abdominal forte, febre e alterações no funcionamento do intestino. A inflamação surge, em muitos casos, devido à obstrução dos divertículos por restos de fezes ou alimentos mal digeridos.
Entre as principais causas desta doença temos o simples envelhecimento, pois a possibilidade de contrair a doença aumenta com a idade. Com o avanço da idade, os músculos do intestino perdem elasticidade, o que favorece o surgimento de divertículos ao longo do tempo. Por isso, a diverticulite é mais frequente em pessoas idosas.
A obesidade e o tabagismo também contribuem para o desenvolvimento da doença. O excesso de peso, especialmente na região abdominal, aumenta a pressão sobre o intestino, favorecendo a formação de divertículos e inflamações.. Já no tabagismo, o fumo está atrelado a inflamações maiores no corpo, podendo afetar o intestino e o tornando alvo para inflamações.
A diverticulite pode se manifestar por diferentes sinais, a dor abdominal é uma das mais características. Na maioria das vezes, ela aparece na região inferior esquerda do abdômen, tende a ser constante se intensificando com movimentos e aliviando durante o repouso.
Além da dor, é comum o surgimento de febre, que pode vir acompanhada de calafrios, indicando a presença de um processo infeccioso em andamento. Em alguns casos, o paciente também apresenta náuseas e até episódios de vômito, sintomas que podem estar associados ao bloqueio parcial do intestino ou à reação inflamatória.