GP da Holanda: Lando Norris lidera TL2 com acidentes; Bortoleto é 13º
Lando Norris liderou a sessão de ponta a ponta, superando Fernando Alonso e seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, em Zandvoort.

Lando Norris dominou o segundo treino livre do GP da Holanda nesta sexta-feira (29), em Zandvoort, garantindo o melhor tempo da sessão. O piloto da McLaren superou Fernando Alonso e o companheiro de equipe Oscar Piastri para encerrar na liderança. Gabriel Bortoleto finalizou em 13º, em uma sessão marcada por duas bandeiras vermelhas e poucas oportunidades de destaque.
Saiba como foi o TL2 em Zandvoort
Com a previsão de chuva forte, os pilotos não perderam tempo e foram à pista logo nos instantes iniciais do segundo treino livre. Liam Lawson abriu a tabela de tempos com 1m17s854, seguido por Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg, que chegou a assumir a liderança de forma provisória.
Pouco antes de completar cinco minutos de sessão, a chuva começou a aparecer em Zandvoort. A disputa no topo seguiu instável, alternando entre as Aston Martin e Lando Norris. O britânico, por pouco, não perdeu a liderança para Bortoleto, que ficou a apenas 0s02 de diferença.
Assim como no primeiro treino, a brita voltou a ser visitada, desta vez por Alex Albon. Pouco depois, a segunda bandeira vermelha do GP da Holanda de 2025 foi acionada. Na curva 3, Lance Stroll perdeu o controle sozinho, bateu com força no muro e danificou seriamente o lado direito do carro.
Ver essa foto no Instagram
Lance Stroll danificou lado direito do carro, após batida (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)
Pouco antes dos acidentes, Oliver Bearman se destacou ao marcar o melhor tempo da sessão. O novato registrou 1m11s113, superando Lando Norris, que ficou em segundo, e Gabriel Bortoleto, que completou o top-3.
Safety car e novos incidentes marcam a final do TL2
A batida de Lance Stroll com a Aston Martin espalhou peças e fluidos pela pista, atrasando o retorno das atividades em relação ao primeiro treino livre.
Quando a sessão foi retomada, outro imprevisto surgiu. Isack Hadjar teve falta de energia e precisou “estacionar” o carro na curva 8. Como o safety car era virtual, os demais pilotos continuaram circulando pela pista.
Com 30 minutos para o fim, a sessão carecia de grandes disputas, exceto por Oliver Bearman, que seguia liderando. A Sauber voltou a se destacar, e Nico Hülkenberg assumiu a ponta por algum tempo.
Lewis Hamilton iniciou uma volta promissora, com o melhor tempo no primeiro setor, mas um leve toque na grama provocou uma rodada, encerrando prematuramente sua tentativa de ataque ao topo da tabela.
Here’s a look at that Hamilton spin #F1 #DutchGP pic.twitter.com/EDnN9beaPL
— Formula 1 (@F1) August 29, 2025
Hamilton roda após toque na grama e vê sua volta promissora ser interrompida (Vídeo: reprodução/X/F1)
Batalha pelo topo com incidentes durante o treino
Após uma série de imprevistos, a atenção voltou à disputa pela liderança. Fernando Alonso chegou a registrar todos os melhores setores e abriu vantagem, mas Lando Norris tomou a ponta com o melhor tempo do dia, 1m09s890. O companheiro de equipe Oscar Piastri completou o top-3, enquanto Alonso não conseguiu reagir.
A animação do público, porém, foi interrompida rapidamente. Poucos minutos depois, uma nova bandeira vermelha foi acionada após Alex Albon errar na curva 1 e ir parar nas britas.
Ver essa foto no Instagram
Batida de Alexander Albon (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)
Os contratempos se estenderam também aos boxes. Durante a entrada de Russell e Piastri, quase ocorreu uma colisão, registrada pelo controle de prova. Ao errar a garagem, o piloto da McLaren precisou retornar à pista, encontrando o veterano da Mercedes na pit lane.
Diferente de outras paralisações, a sessão foi rapidamente retomada. Na reta final de 10 minutos, os pilotos — à exceção de Sainz e Gasly — voltaram à pista com pneus macios, enquanto o sol começava a surgir sobre Zandvoort.
Liderança de Lando Norris
Em um treino marcado por longas paralisações, Gabriel Bortoleto não repetiu o desempenho do primeiro treino livre. Seu melhor tempo foi 1m11s320, registrado nos cinco minutos finais, garantindo a 13ª posição, três lugares atrás do companheiro da Sauber.
Com os incidentes finalmente resolvidos, a sessão seguiu sem grandes surpresas. Lando Norris manteve a liderança conquistada antes das últimas bandeiras, fechando o segundo treino livre com o melhor tempo da sexta-feira (29). Fernando Alonso e Oscar Piastri completaram o pódio da sessão.
Classificação do TL2
Veja como ficou o grid classificatório após o segundo treino livre na Holanda.
Ver essa foto no Instagram
Grid classificatório do TL2 (Foto: reprodução/Instagram/@f1)
Próximo treino livre
No sábado, 30 de agosto, a Fórmula 1 retoma a preparação para o GP da Holanda com o terceiro treino livre, marcado para as 6h30 (horário de Brasília). A sessão será transmitida ao vivo pelo Bandsports e pela F1 TV.