Elon Musk processa Apple e OpenAI e pede indenização bilhonaria

Empresário e dono da rede social X acusa as empresas de monopólio que adotaram práticas anticompetitivas e entra na justiça contra as instituições

25 ago, 2025
Elon Musk I Reprodução/Kevin Dietsch /Getty Images Embed
Elon Musk I Reprodução/Kevin Dietsch /Getty Images Embed

A empresa de inteligência artificial de Elon Musk, XAI, entrou na justiça contra a Apple e a OpenAi no tribunal federal dos Estados Unidos, no estado do Texas, nesta segunda-feira (25). A XAI diz que as empresas processadas tramaram ilegalmente para não permitirem sua companhia de concorrer em inteligência artificial.

O processo

Musk afirma que a Apple e a OpenAI bloquearam mercados para impedir que suas empresas X e a XAI não concorram. Ele afirma que a Apple e OpenAi se uniram para colocar o ChatGPT no seu sistema operacional no iPhone, iPads e Macs.  Essa operação fez com que os aplicativos X e Grok não se destaquem no App Store. A XAI pediu uma indenização que chegou a casa de bilhões de dólares.


Segundo Musk sua empresa X perdeu destaque no App Store (Foto:Reprodução/site/Cheng Xin/Getty Images)

Defesa

A OpenAI disse que vem sofrendo vários assédios por parte de Elon Musk e que essa ação movida por ele é mais um exemplo de um comportamento inadequado. A Apple não respondeu sobre o processo movido pelo empresário, que desde o início do mês já ameaçava a entrar com essa ação.

Uma das concorrentes da OpenAI é a XAI, que comprou a X por 33 bilhões em março desse ano e melhorou seus recursos de treinamento de chatbots. A XAI tem quase dois anos de existência e a OpenAI tem quase três anos e é apoiada pela Microsoft, e se tornou um aplicativo que cresceu muito rápido logo nos primeiros meses de sua existência.

O que dizem especialistas

Especialistas no assunto dizem que a posição que a Apple esta no mercado de smartphones podem reforçar as alegações de Elon Musk, sobre a dificuldade de sua empresa XAI crescer no mercado, pois a união dessas empresas soa estranho a partir do momento em que as empresas vinculas a Apple tem se destacado e outras que não são, não tenha o mesmo destaque.

E que a maneira da Apple tem de se defender dessa situação é dizer que essa parceria com a OpenAI foi mais uma decisão de negócios para manter um ambiente competitivo e que ela não tem obrigação de ajudar seus rivais a manter a mesma competição de mercado. Além de dizer que ela só fez essa parceria por motivos operacionais.

Mais notícias