Liverpool vence Newcastle fora de casa com brilho de jovem promessa

Rio Ngumoha de 16 anos saiu do banco e garantiu vitória emocionante para os Reds no último minuto da partida em St James’ Park pela 2ª rodada da Premier League

25 ago, 2025
Rio Ngumoha | Reprodução/X/@LFC
Rio Ngumoha | Reprodução/X/@LFC

A última partida da segunda rodada da Premier League, nesta segunda-feira (25), teve de tudo. Emoção do começo ao fim, expulsão, muitas faltas e o mais importante: muitos gols.

Fora de casa, o Liverpool derrotou o Newcastle por 3 a 2, com gol decisivo do jovem Rio Ngumoha aos 54 minutos da segunda etapa. A equipe da casa foi valente, chegou a ficar com 2 a 0 de prejuízo (gols de Gravenberch e Ekitiké), buscou o empate (gols de Bruno Guimarães e Osula) mesmo com um homem a menos (Gordon foi expulso), mas não resistiu ao último e derradeiro ataque dos Reds.

Com o resultado, o Liverpool chegou aos 6 pontos e manteve os 100% de aproveitamento na competição, ao lado de Arsenal e Tottenham. Já o Newcastle termina a rodada com apenas 1 ponto, na 15ª colocação.

Escalações

O técnico Eddie Howe escalou o Newcastle no 4-3-3, com: Pope; Trippier (Hall), Schar (Thiaw), Burn e Livramento; Bruno Guimarães, Tonali (Miley) e Joeliton (Ramsey); Elanga, Gordon e Barnes (Osula).

Já o Liverpool foi à campo no 4-2-3-1, escalado por Arne Slot com: Alisson; Szoboszlai, Konaté, Van Dijk e Kerkez; Gravenberch, Jones (Elliott) e Wirtz (Bradley); Salah (Endo), Ekitiké (Chiesa) e Gakpo (Rio Ngumoha).

Primeiro tempo

Jogando em casa, o Newcastle começou pressionando e tentando se estabelecer no campo do Liverpool. Apesar do domínio territorial dos donos da casa, quem levou perigo primeiro foram os visitantes. Aos 13 minutos, Wirtz recebeu na área e bateu colocado, para grande defesa de Pope.

O jogo ficou extremamente faltoso e, em apenas 30 minutos de jogo, foram cometidas 16 faltas.

O Newcastle assustou duas vez seguidas com Anthony Gordon. A primeira aos 29′, após chute no meio do gol, que Alisson defendeu, e a segunda no minuto seguinte, numa cabeçada que passou ao lado da meta do goleiro brasileiro dos Reds.

Mas aos 35 minutos, o Liverpool foi quem abriu o placar. Gravenberch recebeu de Gakpo na entrada da área e finalizou no contrapé do goleiro do Newcastle: 1 a 0 para o atual campeão inglês.

Antes do intervalo, o time da casa sofreu outro baque. Aos 46 minutos, Gordon cometeu falta dura em Van Dijk e, após revisão no VAR, o árbitro Simon Hooper trocou a cor do cartão que havia dado ao camisa 10 (amarelo) e expulsou o atacante do Newcastle.

Segundo tempo

O Liverpool voltou do intervalo e sequer deu chances para o Newcastle respirar e se reorganizar em campo. Aos 20 segundos, Wirtz acionou Ekitiké, que tabelou com Gakpo e bateu no canto direito de Pope para ampliar: 2 a 0. Esse foi o segundo gol do francês em dois jogos pelos Reds.

Mesmo em desvantagem numérica, os Magpies não se intimidaram e partiram pra cima e, aos 12 minutos, a insistência foi coroada. Após bola cruzada pelo lado esquerdo, o brasileiro Bruno Guimarães subiu mais que Kerkez e cabeceou no canto esquerdo de Alisson para diminuir o prejuízo dos donos da casa: 2 a 1.

A equipe alvinegra partiu para abafar os vermelhos e colocou a equipe de Arne Slot em dificuldade. Com muitos cruzamentos para a área, o Newcastle incomodou o Liverpool, principalmente em cobranças de escanteio e lateral que buscaram Joelinton e Burn.

Mas a partida esfriou, principalmente após as contusões de Joelinton e Schar. A partida ficou parada por, pelo menos 5 minutos, somados os atendimentos.

O Liverpool aproveitou para acalmar o ímpeto do Newcastle e controlou a posse de bola. Arne Slot retirou Ekitiké e colocou o italiano Federico Chiesa, para explorar ainda mais os espaços que os donos da casa deixavam.

Aos 43 minutos, a coragem da equipe da casa foi premiada. Após chutão do goleiro Pope, a zaga do Liverpoool vacilou e o centroavante Osula (que havia entrado no segundo tempo), escorou na saída de Alisson para deixar tudo igual no Norte da Inglaterra: 2 a 2 e o St’ James Park veio abaixo.

A torcida do Newcastle inflamou e fez do seu estádio um verdadeiro caldeirão. Mas do outro lado, estava ninguém menos que o maior campeão inglês de todos os tempos e, no décimo minuto, dos 11 acrescidos pela arbitragem, brilhou a estrela de uma das maiores promessas dos Reds.

Após troca de passes pelo lado direito, Salah cruzou rasteiro, Szoboszlai fez o corta-luz e Rio Ngumoha, de apenas 16 anos, que havia acabado de entrar em campo, finalizou com a frieza de um veterano para desempatar a partida e silenciar, novamente, a casa do Newcastle: 3 a 2 e mais 3 pontos fundamentais para o Liverpool.


Newcastle 2X3 Liverpool melhores momentos (Vídeo: Reprodução/YouTube/ESPN Brasil)

Preocupação para Ancelotti

Aos 29 minutos da segunda etapa, o meia Joelinton sentiu uma lesão muscular após disputa de bola com Gravenberch, no meio campo. O brasileiro caiu, ficou no chão por alguns minutos e deixou o gramado chorando, após atendimento médico.

O brasileiro foi convocado por Carlo Ancelotti poucos minutos antes da partida começar e, caso seja confirmada uma lesão, pode ficar de fora dos jogos do Brasil na próxima data FIFA.

Calendário

As duas equipes só voltam à campo no próximo final de semana, pela terceira rodada da Premier League. Como ambos estão na UEFA Champions League, tanto Newcastle quanto Liverpool não disputam a fase inicial da Copa da Liga, que será realizada no meio dessa semana.

Os Magpies entram em campo no sábado (30), às 13h30min (de Brasília), no Elland Road, diante do Leeds. Já o Liverpool, volta à Anfield, onde recebe o Arsenal, no domingo (31), às 12h30min (de Brasília).

Mais notícias