Gilberto Gil retorna aos palcos e reflete sobre luto

Cantor disse que dois anos de enfrentamento da doença da filha deram a ele tempo para “se familiarizar” com a ausência, tornando o luto mais tranquilo

22 ago, 2025
Gilberto Gil | Reprodução/Instagram/@giltemporei
Gilberto Gil | Reprodução/Instagram/@giltemporei

Gilberto Gil relata como reagiu ao luto nos primeiros momentos após a morte da filha, Preta Gil. Segundo o cantor, “a falta dela é uma coisa pesarosa, já foi muito mais intenso nos primeiros dias, provocador da lágrima, do choro”. Apesar da dor, o cantor destacou que o processo de adoecimento vivido pela filha trouxe uma adaptação gradual à ideia da perda.

Poucas semanas após o falecimento de Preta Gil, em 20 de julho de 2025, aos 50 anos, durante tratamento experimental em Nova York, Gilberto Gil voltou aos palcos em meio aos compromissos de sua agenda. A reaparição ocorreu de maneira simbólica, já que marcou sua primeira apresentação depois da despedida da filha.

O luto e o tempo de convivência com a doença

Gilberto Gil explicou que o diagnóstico de câncer de intestino, recebido por Preta em janeiro de 2023, resultou em dois anos de acompanhamento próximo, permitindo que a família se “preparasse” emocionalmente para a perda. Para ele, esse processo de convivência contínua foi determinante para tornar o luto menos abrupto.

Sempre falo que a gente teve um tempo longo para se familiarizar com a passagem da Preta. Isso tem um efeito calmante, de certa forma”, afirmou o artista ao comentar como enfrentou a ausência.


Postagem de Gil referente a 1 mês desde o falecimento de Preta Gil (Foto: reprodução/Instagram/@gilbertogil)

Retorno aos palcos e a continuidade da vida artística

O cantor já realizou duas apresentações desde o falecimento da filha. Em 20 de agosto, voltou ao palco em um evento no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, em meio à inauguração da loja H&M no Brasil, além de seguir com sua turnê “Tempo Rei”. Mesmo diante do período delicado, manteve a agenda prevista, conciliando a carreira com o momento pessoal. Ao falar sobre essa retomada, Gil mencionou que seguirá se dedicando à música, mas também atento ao cuidado com a própria saúde física e emocional.

Mais notícias