Festival de Cinema de Gramado abre com estreias e traz obras ousadas ao público

Festival de Gramado estreia Cinco Tipos de Medo e Sonhar com Leões, celebra Denise Fraga e homenageia Marcélia Cartaxo no palco

22 ago, 2025
Elenco do filme "Cinco Tipos de Medo" | Reprodução: Instagram/@festivaldecinemadegramado
Elenco do filme "Cinco Tipos de Medo" | Reprodução: Instagram/@festivaldecinemadegramado

A 53° edição do Festival de Cinema de Gramado foi marcada pela emoção e audácia: Bella Campos, Xamã e o elenco de “Cinco Tipos de Medo” subiram ao palco para a exibição da obra cinematográfica, enquanto “Sonhar com Leões”, dirigido por Denise Fraga, despertou risos e reflexões profundas sobre a vida e a morte. A edição celebra o cinema brasileiro em toda a sua magnitude, com novas estreia e homenagens.

Estreia de peso no Festival de Gramado

O Festival de Cinema de Gramado teve um início repleto de intensa emoções nesta quinta-feira (21). No palco do evento, Bella Campos, Xamã e toda a equipe de “Cinco Tipos de Medo” comemoraram a primeira exibição do filme, que marca a primeira aparição no cinema da atriz e do rapper.

O longa é dirigido pelo cineasta mato-grossense Bruno Bini, que conta a trajetória de Murilo, um jovem músico em processo de luto, que se apaixona por Marlene, uma enfermeira que vive um relacionamento abusivo com um traficante. Os caminhos de Murilo e Marlene se entrelaçam com os de Luciana, uma oficial de polícia movida pelo desejo de vingança, e Ivan, um advogado cujas intenções permanecem encobertas. Também fazem parte do elenco principal os atores João Vítor Silva, Rui Ricardo Dia e Bárbara Colen.

Financiado pelo FSA través da ANCINE e BRDE, e com suporte do Governo de Mato Grosso, através da SECEL, deve passar por festivais internacionais antes de estrear nos cinemas brasileiros no próximo ano.


 Trecho exclusivo do filme "Cinco Tipos de Medo" (Vídeo: reprodução/Instagram/@adorocinema)

Outro ponto importante da primeira noite do festival foi a estreia do filme Sonhar com Leões, sob a direção do português e grego Paolo Marinou-Blanco, com Denise Fraga no papel principal. Reconhecida como uma das produções cinematográficas mais audaciosas do gênero de edição, a tragicomédia trata, de forma delicada e, ao mesmo tempo, ácida, temas sensíveis, como a eutanásia e o fim da vida.

Na trama, Gilda (Denise Fraga), uma paciente com câncer terminal na coluna, ingressa em um programa clandestino que fornece orientações sobre formas de suicídio que sejam as menos dolorosas. Ao se deparar com o jovem Amadeu (João Monteiro), inicia uma viagem de enfrentamento e reflexão acerca da morte da valorização da vida. Filmado entre Portugal e Espanha, faz o uso de referência de Yorgos Lanthimos e Luis Buñuel e elementos de Sorria, mantendo, entretanto, sua própria identidade. A narrativa oscila entre o humor irônico e as angústias mais profundas da perda e da solidão.

“Já vimos várias vezes temas delicados tratados com humor, mas nunca de forma tão vertical quanto aqui. Não é um filme sobre morte, mas uma celebração da vida. Essa mulher ama tanto viver que não quer passar pelo sofrimento horrível que a espera”, declarou Denise, em uma entrevista exclusiva ao Viver. A atriz também se manifestou acerca do filme Edificante, dirigido por Marcelo Lordello, que ainda não possui uma data de lançamento. “Estou louca para assistir ao resultado desse filme que fizemos com o Lordello, um dos mais queridos com quem trabalhei”.


Sonhar com Leões - Trailer Oficial (Vídeo: reprodução/YouTube/Pandora Filmes Trailers)

Marcélia Cartaxo recebe Troféu Oscarito

Fora as estreias, o festival homenageou a trajetória da atriz Marcélia Cartaxo, a qual foi agraciada com o Troféu Oscarito, por sua carreira, caracterizada por mais de quarenta anos de atuações memoráveis. Dentre suas principais atuações estão Macabéa, em A Hora da Estrela, e a protagonista de Pacarrete, ganhador do Kikito de Melhor Filme no ano passado. “Marcélia merece todas as homenagens e fico especialmente emocionado de vê-la recebendo essa honraria do Festival de Gramado”, expressou Allan Deberto, diretor com quem Cartaxo colaborou em Pacarrete e no curta Doce de Coco. O cineasta e atriz estão trabalhando em um novo projeto juntos, chamado de A Garota da Paraíba. Este é um longa ficcional que se baseia na trajetória de Marcélia. No filme, Cartaxo interpreta sua própria mãe. “Será um filme sobre uma jovem atriz de teatro amador no interior da Paraíba, e o percurso que a transformou em atriz de cinema. Pequeno, mas fundamental para entender sua grandeza como artista e como ser humano”, explicou Daberto.

Com uma programação que mescla estreias tanto nacionais quanto internacionais, homenagens e obras instigantes, o Festival de Gramado reafirma sua reputação como um local para o cinema brasileiro atual e para a discussão de temas universais, do medo à celebração da vida.

Mais notícias