Cidade de São Paulo registra o inverno mais frio desde os anos 1990

São Paulo enfrenta o inverno mais frio desde os anos 1990, com madrugadas geladas e previsão de tempo seco nos próximos dias

16 ago, 2025
Cidade de São Paulo em clima de inverno |Foto|Reprodução|Getty Images Embed|NurPhoto
Cidade de São Paulo em clima de inverno |Foto|Reprodução|Getty Images Embed|NurPhoto

A capital paulista vive seu inverno mais gelado desde os anos 1990, conforme apontam dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, a média das temperaturas mínimas registradas desde o início da estação até agora, medida na estação convencional do Mirante de Santana, foi de 12,2 °C — um grau Celsius abaixo da média histórica de 13,2 °C. Essa marca representa uma queda significativa e sinaliza uma das temperaturas mais baixas dos últimos 30 anos.


São Paulo registra maior onda de frio desde a década de 90 (Vídeo: Reprodução/Youtube/Band Jornalismo)

Além das madrugadas frias, as tardes também chamaram atenção. Entre os dias 20 de junho e 13 de agosto, a temperatura média das tardes foi de 22,4 °C. Esse valor só foi inferior no ano de 1996, quando registrou-se média de 22,0 °C. Vale lembrar que o inverno mais rigoroso de toda a série histórica ocorreu em 1994, com média mínima de apenas 10,8 °C — 2,4 °C abaixo da climatologia da época.

Previsão e comportamento do tempo para os próximos dias

De acordo com as previsões meteorológicas, o fim de semana será de sol e tempo seco em grande parte do país. Porém, o frio intenso ainda predominará nas noites, madrugadas e nas primeiras horas da manhã, especialmente no sábado. As tardes, por outro lado, devem ser mais quentes e secas, com umidade relativa do ar extremamente baixa em várias regiões. Destacam-se, nesse cenário, Belo Horizonte e Brasília, onde os níveis de umidade podem cair abaixo de 30% neste final de semana.

Chuva deve continuar restrita a algumas áreas do país, principalmente o litoral e o agreste do Nordeste, o norte da Região Norte (como Pará e Amazonas), além do Amapá e Roraima. Nessas localidades, há risco de precipitações fortes.

Impactos do frio na população

Este inverno marcado por mínimas acentuadamente baixas confirma que estamos vivenciando um dos períodos mais frios das últimas décadas em São Paulo. A combinação entre madrugada gelada, tardes mais amenas do que o usual e previsão de tempo seco no fim de semana reforça a necessidade de atenção ao frio, especialmente nas primeiras horas do dia. São elementos que podem impactar o conforto térmico da população, principalmente quem está em situação de vulnerabilidade.

Mais notícias