Marcos Rocha acerta com Grêmio após 8 anos no Palmeiras

Lateral-direito foi liberado pelo Alviverde e deve ser oficializado pelo novo clube nas próximas horas; Rocha perdeu espaço em 2025 após concorrência aumentar no setor

15 ago, 2025
Perdendo espaço no verdão, lateral acertou como reforço do tricolor gaúcho | Reprodução/FRANCK FIFE/Getty Images Embed
Perdendo espaço no verdão, lateral acertou como reforço do tricolor gaúcho | Reprodução/FRANCK FIFE/Getty Images Embed

O Palmeiras segue avançando no processo de reformulação do elenco e confirmou a saída de Marcos Rocha para o Grêmio. O lateral-direito, de 36 anos, tinha contrato até dezembro, mas o clube optou por uma liberação imediata. No Verdão desde 2018, Rocha se despede como um dos jogadores mais vitoriosos da história recente alviverde, acumulando 12 títulos — entre eles, as Copas Libertadores de 2020 e 2021 e três Campeonatos Brasileiros (2018, 2022 e 2023).

A transferência, aguardada nos bastidores, não encontrou resistência da diretoria, que deve oficializar a saída nos próximos dias. O jogador, que será anunciado pelo Tricolor Gaúcho, deve se despedir dos companheiros nesta sexta-feira (15) ou no sábado (16). A decisão segue uma postura semelhante à adotada com Mayke, outro lateral-direito sem espaço com Abel Ferreira, que foi para o Santos.


No Palmeiras desde 2018, Marcos Rochas é um dos jogadores com mais títulos pelo Palmeiras (Foto: reprodução/FIFA/Getty Images Embed)

Perda de espaço e números no Verdão

Apesar da importância no vestiário, Marcos Rocha vinha perdendo espaço desde a chegada do argentino Agustín Giay, titular da posição, e com a contratação de Khellven como alternativa. Em 2025, o veterano disputou apenas 17 dos 49 jogos do Palmeiras, sendo titular em 13 deles. No Campeonato Brasileiro, fez apenas uma partida — o que o deixa apto a defender o Grêmio na competição. Ao todo, foram 346 jogos pelo Verdão, com nove gols e 40 assistências.

A intenção inicial do Palmeiras era contar com o jogador até o fim do vínculo, principalmente por seu papel de liderança. No entanto, a nova configuração do elenco e a busca por renovação no setor pesaram para a liberação.


Ficando muitas na reserva, Marcos Rocha disputou apenas 13 jogos como titular (Foto: reprodução/Hugo Rivera/Getty Images Embed)

Reforço experiente para o Grêmio

O Grêmio buscava um lateral-direito experiente para reforçar o elenco e encontrou em Marcos Rocha o perfil ideal. O anúncio da contratação foi feito pelo jornalista Chico Garcia, da TV Bandeirantes. A equipe gaúcha sofreu com improvisações na posição durante a temporada, já que João Pedro se recupera de uma fratura na tíbia e João Lucas enfrenta recorrentes problemas musculares. Além disso, no fim de julho, o clube vendeu Igor Serrote ao Al-Jazira, dos Emirados Árabes.

Com a chegada de Rocha, o Imortal preenche uma lacuna e soma seu quarto reforço na janela de transferências, juntando-se ao zagueiro Balbuena, ao centroavante Carlos Vinícius e ao volante Alex Santana. A expectativa é que o lateral já esteja à disposição para os próximos compromissos da pressionada equipe comandada por Mano Menezes, que está em um momento conturbado após a derrota para o lanterna Sport, no último domingo, no Brasileirão.

Neste domingo (17), Palmeiras e Grêmio terão seus compromissos na serie A pela 17ª e 18ª rodada. Com a verdão visitando o Botafogo no Nilton Santos às 20:30, e o tricolor gaúcho visitando o Atlético-MG em BH às 16:00, ambos horarios locais de Brasília.

Mais notícias