Influenciador Hytalo Santos tem contas no TikTok e Instagram derrubadas
Perfis em redes sociais são excluídos após mais de 140 notificações por violações, decisões judiciais descumpridas e investigação por exploração de menores

O criador de conteúdo paraibano Hytalo Santos acumulou, em apenas três meses, 144 notificações do TikTok por violações às regras da plataforma. Segundo a representante legal da empresa no Brasil, as infrações iam desde questões de segurança de menores até publicações envolvendo nudez, bullying, assédio e conteúdos sobre suicídio, automutilação e transtornos alimentares.
Entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, a conta de Hytalo foi derrubada diversas vezes. Em uma única semana, ele chegou a sofrer quatro suspensões. Após o sétimo banimento, decidiu processar o TikTok, pedindo R$ 50 mil por danos morais e alegando ter sido removido da plataforma sem aviso prévio.
Empresa responde e acusa de má-fé
Com mais de 22 milhões de seguidores e conhecido por ser o primeiro brasileiro a alcançar 1 bilhão de curtidas no TikTok, Hytalo viu sua trajetória ser interrompida em 1⁰ de março, quando seu perfil foi definitivamente removido. Ele afirmou que utilizava a conta como principal meio de sustento e que buscava não só reaver o acesso, mas também receber indenização pelos prejuízos causados.
A ByteDance, proprietária do TikTok, declarou que o criador de conteúdo não poderia alegar surpresa com a exclusão, já que acumulava mais de 140 alertas de infrações. A companhia também o acusou de agir de má-fé, sustentando que ele teria acionado diferentes advogados para ingressar na Justiça com o mesmo pedido, tentando multiplicar os processos contra a plataforma.
Plataforma aponta sucessivas violações de regras por Hytalo Santos a curto prazo (Video: Reprodução/ YouTube/ @metropoles)
Liminar, descumprimento e nova suspensão
Em 17 de março de 2023, Hytalo Santos obteve uma liminar que lhe permitiu retornar ao TikTok após a exclusão definitiva do perfil. A decisão, concedida pela Justiça de São Paulo, apontou a presença de conteúdos considerados prejudiciais à segurança de menores de idade e determinou que todo o material fosse removido no prazo máximo de cinco dias. Caso contrário, a medida judicial perderia efeito.
Mesmo com a determinação, os vídeos permaneceram no ar após o término do prazo estabelecido. Diante do descumprimento, o TikTok solicitou à Justiça a revogação da liminar. O pedido foi aceito e, como consequência, a conta do criador de conteúdo foi novamente suspensa, interrompendo mais uma vez suas atividades na plataforma.
TikTok endurece medidas contra Hytalo
O TikTok informou que, além de remover de forma definitiva a conta principal de Hytalo Santos, também derrubou outros perfis que compartilhavam trechos de seus vídeos ou tentavam reproduzir sua identidade na plataforma. A empresa destacou que, ao identificar violações graves ou crimes sexuais contra menores, todas as contas ligadas ao responsável são banidas sem possibilidade de retorno. Acrescentou ainda que não permite a monetização de perfis administrados por menores de idade, como parte das políticas de segurança para a proteção desse público.
O Ministério Público da Paraíba conduz uma investigação sobre denúncias de exploração de menores envolvendo o criador de conteúdo. Entre as acusações, estão a produção de vídeos que teriam “adultizado” crianças e adolescentes, gerando grande repercussão nas redes sociais. A polêmica chegou ao meio político e motivou manifestações de parlamentares que defendem medidas mais duras. Alguns, inclusive, solicitaram a prisão preventiva de Hytalo, argumentando que o caso exige resposta rápida para evitar novos riscos a menores de idade.