Gilberto Gil relembra últimos momentos de Preta Gil: “Ainda estamos nos acostumando com a perda”
O cantor concedeu sua primeira entrevista após o falecimento da filha, Preta Gil, ao Fantástico e relembrou os últimos momentos ao lado dela

A cantora Preta Gil faleceu no dia 20 de julho de 2025, aos 50 anos, em decorrência de um câncer no intestino ao qual já vinha lutando contra há pouco mais de dois anos. Na mesma semana, foi realizado um velório aberto ao público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e fãs puderam se despedir da artista.
Nas redes sociais, entes queridos de Preta prestaram homenagens e reviveram momentos com a cantora, descrita como alguém “cheia de vida” e “merecedora de todas as homenagens”, como disse sua amiga, Carolina Dieckmmann.
“Um vácuo muito grande”
Nesse Dia dos Pais (10), Gilberto Gil cedeu uma entrevista ao Fantástico, onde falou pela primeira vez sobre a perda de sua filha. Em conversa com a jornalista Poliana Abritta, ele falou sobre saudade, dor, a luta contra o câncer e relembrou os últimos momentos ao lado de Preta.

O cantor comentou sobre o velório aberto ao público, e em como ver tanto carinho por sua filha o confortou. Emocionado, também compartilhou como tem sido o processo do luto: “Estamos tristes, tendo que nos acostumar com a falta, com a perda. Ela era entusiasta da ideia de viver, é o que fica dela, além da saudade.”, disse o cantor em entrevista ao Fantástico.
Retorno aos palcos a pedido da filha
Gilberto Gil havia interrompido sua turnê ‘Tempo Rei’, que se encaminhava para realizar shows internacionais, para apoiar Preta durante o tratamento. Ele afirmou durante entrevista concedida para o programa que irá retornar aos palcos, com o próximo show previsto para 6 de setembro, em Porto Alegre.
Ver essa foto no Instagram
Trecho de entrevista de Gilberto Gil para o programa Fantástico (Vídeo: reprodução/Instagram/@showdavida)
O cantor diz que o maior incentivo de voltar aos palcos após a pausa veio de sua filha: ” ‘Vai cantar, pai, vai!’ Ela tinha esse lado. Voltar aos palcos também é um respeito a esse caráter profundo da personalidade dela.”, disse Gil. A entrevistadora, Poliana, completa: “Com vocês, ela estará no palco o tempo todo, tenho certeza”, e ele concorda em meio a um sorriso. “Pois é, esse é o fundamento básico.”. A conversa também relembrou o último show de Preta, em abril, quando cantaram a música “Drão” juntos. Gil se emocionou ao lembrar da última vez que a filha esteve nos palcos.