Péricles relembra trajetória de Arlindo Cruz em homenagem especial
Sambista estava internado desde maio com pneumonia e debilitado pelas sequelas do AVC de 2017, deixando um legado importante na música

O cantor de samba Péricles enviou um vídeo ao portal “LeoDias” prestando homenagem ao amigo Arlindo Cruz, que faleceu na última sexta-feira (8) após sofrer complicações causadas por pneumonia. No vídeo, Péricles direcionou um beijo à família formada pelo samba, assim como à família do cantor, que, segundo ele, também se tornou parte da sua própria família.
Péricles reconhece legado de Arlindo Cruz
Em seu tributo, Péricles expressou profunda gratidão pela influência de Arlindo Cruz na música e em sua vida pessoal. “Eu, Péricles, estou aqui em nome de um montão de gente para agradecer a sua vida, Arlindo Cruz, a sua obra que inspirou tanta gente. A mim principalmente e a muitos dos meus”, disse o cantor.
Ver essa foto no Instagram
Cantor Péricles faz homenagem a Arlindo Cruz (Vídeo: reprodução/ Instagram/@pericles)
Estado de saúde de Arlindo
Em 2017, 0 artista sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico durante o banho, e desde então vinha enfrentando as consequências do ocorrido. O sangramento no cérebro provocou danos irreversíveis. Arlindo vivia com a mobilidade reduzida, dependia de traqueostomia e se alimentava por meio de sondas. A condição do cantor aumentava potencialmente o risco de complicações respiratórias.
O sambista se encontrava internado no Hospital Barra D’or, localizado no Rio de Janeiro. Arlindo faleceu aos 66 anos.
Pneumonia teve complicações graves no caso de Arlindo Cruz
O presidente da Sociedade Paulista de Infectologia (SPI), Paulo Abrão, explica que pacientes que sofreram AVC, como Arlindo Cruz, frequentemente apresentam alterações nos sistemas neurológico e respiratório, o que aumenta o risco de infecções. Entre as complicações mais comuns está a disfagia, dificuldade para engolir.
Segundo Paulo, essa condição eleva o risco de aspiração de saliva, líquidos e alimentos para os pulmões, o que pode levar ao desenvolvimento de pneumonia.
No caso de Arlindo, a limitação da mobilidade afetou a ventilação pulmonar, enquanto o estado neurológico comprometeu a capacidade do organismo de combater infecções. O sambista deixa um vasto legado, com centenas de composições e parcerias ao lado de grandes nomes do gênero, incluindo Péricles, que prestou uma homenagem emocionada nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Império Serrano divulga informações do velório do cantor (Foto: reprodução/Instagram/@imperioserrano)
O Império Serrano compartilhou uma homenagem ao cantor, em que diz, “Arlindo Cruz é parte da alma do Império Serrano. Compositor genial, cantor de voz marcante e sambista de coração inteiro, ele escreveu páginas inesquecíveis da nossa história. Ao lado de grandes parceiros, Arlindo assinou obras-primas que ecoam nos corações imperianos até hoje, como o inesquecível “O Império do Divino”, de 2006. Ao todo, foram 12 sambas vitoriosos, com inúmeros prêmios.”
O velório será aberto ao público e será realizado neste sábado (9), na quadra do Império Serrano, Zona Oeste do Rio, Tradicionalmente trazido ao Brasil por africanos escravizados, o gurufim é um rito fúnebre marcado por música e bebida, utilizado para amenizar a dor da despedida. A prática é frequente entre sambistas e figuras ligadas ao gênero. O sepultamento de Arlindo Cruz está marcado para domingo, às 11h (horário de Brasília), no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap. Os horários de outras cerimônias ainda não foram divulgados.