“O Agente Secreto” teve uma sessão especial no Cine Alvorada com a presença do presidente Lula

Ontem, na última quinta-feira, dia (07) aconteceu no Cine Alvorada uma sessão que exibiu o filme nacional que vai chegar aos cinemas brasileiros no dia (06) de novembro

08 ago, 2025
“O Agente Secreto” pôster promocional do filme 
| Reprodução/Instagram/@Vitrine_Filmes
“O Agente Secreto” pôster promocional do filme | Reprodução/Instagram/@Vitrine_Filmes

Nessa última quinta-feira, (07) o longa-metragem “O Agente Secreto” teve uma sessão exclusiva no Cine Alvorada, em Brasília. Com as presenças ilustres do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja Lula da Silva e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, receberam a equipe e elenco do “O Agente Secreto “, o mais novo sucesso do cinema nacional.

Além da equipe de produção, o ator Wagner Moura, o diretor Kleber Mendonça Filho também fizeram parte desse dia especial.

Lula fala sobre a importância do cinema nacional

O presidente Lula compartilhou que é preciso valorizar a cultura e o investimento para cada dia mais conseguirmos espaços maiores.

Além de reconhecer que o Brasil, nos últimos anos, conseguiu muito destaque no exterior com seus trabalhos artísticos em alguma das maiores premiações do cinema mundial. “Este ano ganhamos um Oscar nos Estados Unidos, Cannes na França e Berlim na Alemanha. O que falta, na verdade, é criar oportunidade para que as pessoas possam se apresentar com a grandeza que cada um de nós tem” disse Lula


Cine Alvorada com exibição do filme “O Agente Secreto” no Palácio da Alvorada (Foto: reprodução/Instagram/@Lula)

Ministra da Cultura fala sobre o recorde dos produtores brasileiro

Em suas palavras, a ministra da Cultura Margareth Menenezes, em seu discurso, falou sobre a importância do governo em ter um papel importante para as produções de audiovisual. Ela também participou da sessão do filme, que foi exibida durante o Festival de Cannes.

A ministra continuou falando sobre o recorde brasileiro no cinema, com mais de 300 produtores brasileiros participando. “É uma noite de emoção, sim, porque nós estamos tendo a primeira exibição desse filme aqui, uma pré-estreia. Eu estive em Cannes e testemunhei o que foi o Brasil nessa edição do Festival. O país foi homenageado no Mercado do Filme, com uma abertura nunca antes nessa dimensão. Tivemos 400 produtores brasileiros participando — um recorde histórico — e vamos trabalhar para que não seja a última vez”, disse Margareth


Palácio da Alvorada recebendo o ator Wagner Moura e o diretor Kleber Mendonça Filho (Vídeo: reprodução/Instagram/@Lula)

Presidente agradeceu a presença do ator e diretor

O presidente da república compartilhou como foi especial ter recebido a presença do ator Wagner Moura e do diretor Kleber Medonça Filho. O presidente, em suas palavras, agradeceu por receber o privilégio de ter assistido ao filme que se destacou, no Festival de Cannes de 2025, que premiou o diretor na categoria de “Melhor Direção”. Além de ter premiado o ator na categoria de “Melhor Ator.” Lula terminou dizendo que a produção mostrou a força do cinema nacional.

Diretor fala sobre o encontro nas redes sociais

A produção do filme foi recebida na sessão especial na Alvorada, com a participação especial do grupo de frevo “Guerreiros dos Passos”. Em suas redes sociais, o diretor do filme compartilhou com seus seguidores um registro em foto, com o presidente. Na legenda da publicação, Kleber Medonça falou do encontro com Lula, e falou sobre o país que mantém raízes com a sociedade. E terminou agradecendo pela oportunidade. “Eu com Lula. O Brasil é um país que ainda mantém laços com a realidade. Grato” disse Kleber Medonça


O AGENTE SECRETO | Teaser Oficial (Vídeo:reprodução/YouTube/VitrineFilmes)

Um pouco sobre a história do filme e produção

O filme ambientado no Brasil de 1977, foi escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, é um thriller político, que acompanha a trajetória do personagem Marceli, que é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso em São Paulo, com o filho, em busca uma nova razão de viver em Recife. Mas, com um tempo, ele percebe que a cidade, que buscou como abrigo, não tem a paz que ele procurava.

Levando consigo muitos mistérios e segredos, o professor chegou à capital do estado no período de Carnaval, buscando paz e uma vida discreta. Contudo, a falsa paz logo é mostrada, com ambiente mais perigoso do que imaginava.

O professor passa a ser alvo dos seus vizinhos, que observam os detalhados passos dele, colocando-o contra a parede do passado que ele tenta esconder.

O filme teve no seu elenco, além do ator Wagner Moura, a presença da atriz Maria Fernanda de Candido, do ator Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice carvalho e outros nomes.

Destaque nos festivais internacionais de Cinema

Nos primeiros meses do ano, o filme foi exibido pelo Festival de Cinema New Horizons, em Crow na Polônia, Festival de Cinema de Sydney, na Austrália, e pelos festivais franceses Cinema Paradiso Louvre, onde teve uma sessão gratuita ao ar livre gratuitamente nos jardins de Museu de Louvre, e Cannes onde fez sua estreia global, e foi premiado em duas categorias.

Mais notícias