Ter Stegen perde posto de capitão do Barcelona após desentendimento
A medida temporária foi tomada pelo time catalão após entender que o goleiro alemão prejudicou a instituição; Ronald Araújo é o novo capitão

O Barcelona tomou uma medida séria contra o goleiro Ter Stegen e retirou seu posto de capitão do time. O clube abriu um expediente disciplinar contra o atleta e anunciou, nesta quarta-feira (7), a decisão temporária tomada pela diretoria e comissão técnica do time catalão. Dessa forma, o zagueiro Ronald Araújo assume o posto de capitão do clube.
Desentendimento entre Barcelona e Ter Stegen
Na temporada passada, o Barcelona precisou buscar outro goleiro no mercado, após uma lesão de Ter Stegen, o escolhido foi o polonês Wojciech Szczęsny, que estava aposentado. Ele fez uma grande temporada e foi premiado pelo time com uma renovação de duas temporadas. Ainda assim, o time catalão quis buscar outro goleiro e contratou Joan García, que jogava pelo Espanyol.
No dia 29 de julho, Ter Stegen precisou passar por uma cirurgia na lombar e deve ficar afastado por um tempo. O Barcelona, então, pretende usar a chamada “regra de lesão grave” da liga, que permite que o clube libere até 50% do salário do jogador para novas inscrições, desde que este fique afastado por pelo menos quatro meses.
View this post on Instagram
Ter Stegen anuncia sua cirurgia através do Instagram (Foto: reprodução/Instagram/@mterstegen1)
No entanto, o jogador se recusou a assinar o documento e, sem o seu consentimento formal, o clube fica impedido de passar os dados médicos exigidos pela La Liga. Ter Stegen afirma conseguir voltar aos gramados em três meses e quer brigar pela titularidade, já que o clube tinha planos de negociar o goleiro nesta janela de transferências.
A diretoria não se agradou com a atitude do alemão e decidiu, temporariamente, tirar o seu posto de capitão do time enquanto analisa outras alternativas de regularizar os reforços.
Futuro de Ter Stegen
O goleiro alemão tem contrato com o Barcelona até 2028, mas diante da polêmica pode ter uma permanência muito complicada no time. O alto salário do atleta, de 20 milhões de euros por ano, dificulta a contratação por parte de outras equipes interessadas.
Antes da cirurgia, o clube já pretendia forçar o jogador a rescindir o contrato ou aceitar negociações, a fim de aliviar a folha salarial do clube. Agora, após o desentendimento, não se sabe qual será o próximo passo do time em relação ao goleiro alemão.
Ter Stegen jogando pelo Barcelona (Foto: reprodução/Alex Caparros/Getty Images Embed)
O Barcelona disputa o Troféu Joan Gamper contra o Como, no domingo (10), e Ronald Araújo irá assumir a tradição do clube do capitão do time fazer um discurso aos torcedores no início da temporada.