Raphinha e Vini Jr. são indicados à Bola de Ouro 2025
Brasileiros estão entre os 30 concorrentes a melhor do mundo; Amanda Gutierres e Marta são as brasileiras indicadas na categoria feminina

Os destaques da La Liga Raphinha, do Barcelona, e Vinícius Júnior, do Real Madrid estão na lista dos 30 indicados à Bola de Ouro 2025, troféu que premia o melhor da temporada européia de 2024/25. Outros nomes da lista são Lamine Yamal, Bellingham, Mbappé, Haaland e Harry Kane.
A lista das indicadas a melhor do mundo também foi divulgada e Marta e Amanda Gutierres são as brasileiras presentes. Além disso, saiu a lista dos indicados ao Troféu Kopa (para jogadores do sub-21), que tem o ex-Palmeiras e atual Chelsea, Estevão, representando os brasileiros.
Para o Troféu Yashin, de melhor goleiro, tem o brasileiro Alisson Becker, do Liverpool. Já nas categorias de técnico, Arthur Elias, da seleção brasileira, é indicado como o melhor treinador do futebol feminino e não tem representante brasileiro no masculino.
Temporada de Raphinha
Atual campeão da La Liga, da Supercopa da Espanha e da Copa do Rei pelo Barcelona, Raphinha acumula 34 gols e 25 assistências em 57 jogos pelo time. É a sua primeira indicação para à Bola de Ouro. Além disso, o jogador tem mais quatro gols e uma assistência em seis jogos pela Seleção Brasileira.
Raphinha na final da Supercopa da Espanha (Foto: reprodução/Yasser Bakhsh/Getty Images Embed)
Temporada de Vini Jr.
O brasileiro terminou em segundo lugar na eleição do ano passado da revista France Football, perdendo o prêmio para Rodri, do Manchester City. Foi indicado novamente nessa temporada com 58 jogos até o momento, 22 gols e 19 assistências. O Real Madrid foi vice da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha, ambas conquistadas pelo Barcelona.
Vini Jr. jogando pelo Real Madrid (Foto: reprodução/Denis Doyle/Getty Images Embed)
A eleição para melhor do mundo é feita por um júri de 100 jornalistas, um para cada um dos países que formam o top 100 do ranking da FIFA. A cerimônia de entrega do prêmio vai acontecer no dia 22 de setembro no Théâtre du Châtelet, em Paris.