Com show de Matheus Pereira, Cruzeiro derruba invencibilidade do Botafogo no Nilton Santos
Equipe mineira se impõe com atuação sólida fora de casa, vence por 2 a 0 e encerra invencibilidade de Davide Ancelotti e do Botafogo como mandante

Em um duelo direto na parte de cima da tabela, o Cruzeiro visitou o Botafogo no Nilton Santos e conquistou uma vitória importante por 2 a 0, com gols de Christian e Matheus Pereira. O resultado devolve a equipe celeste à liderança momentânea do Campeonato Brasileiro, agora com 37 pontos em 18 partidas. Já o Botafogo permanece na 7ª colocação, com 26 pontos em 16 jogos. A rodada ainda terá impacto com o confronto entre Flamengo e Ceará. Os rubro-negros estão em segundo lugar com 36 pontos em 16 partidas, enquanto os cearenses aparecem em 11º, com 21 pontos.
Domínio no 1º tempo
Mesmo fora de casa, o Cruzeiro começou a partida com mais organização e presença ofensiva. Com boa circulação de bola e troca de passes envolvente, a equipe mineira encontrou espaços para atacar, enquanto o Botafogo apostava nos contra-ataques.
Aos 23 minutos, após construção pela direita e inversão para o lado oposto, Matheus Pereira encontrou Kaiki, que cruzou em meia altura para Christian completar e abrir o placar. Pouco depois, aos 32, o árbitro marcou pênalti para o Botafogo, mas anulou a decisão com auxílio do VAR após rever o lance.
Sem se abalar, o Cruzeiro seguiu superior e ampliou aos 41 minutos. Em lançamento preciso, Kaio Jorge ganhou dos zagueiros na velocidade, foi até a linha de fundo e cruzou para Matheus Pereira, que apareceu livre no meio da área e bateu de primeira para marcar o segundo. O primeiro tempo terminou sob vaias da torcida alvinegra.
Ver essa foto no Instagram
Entrevista pós-jogo com Matheus Pereira e Kaio Jorge (Vídeo: reprodução/Instagram/@ge.globo)
Na segunda etapa, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e passou a administrar a vantagem. O Botafogo cresceu em posse de bola e passou a dominar as ações ofensivas, mas esbarrou na própria imprecisão e na boa atuação do goleiro Cássio.
As melhores chances vieram com Savarino, que finalizou perto da trave, e Artur, que tentou uma meia-bicicleta defendida por Cássio. O camisa 1 celeste também brilhou ao evitar cruzamentos perigosos e ao defender uma cabeçada forte de Barboza.
Danilo estreia
Aos 25 minutos, Davide Ancelotti colocou Danilo em campo pela primeira vez com a camisa do Botafogo. Ele que estava no Nottingham Forest desde o início de 2023, fez sua reestreia no futebol brasileiro após passagem pela Premier League. O volante entrou na vaga de Marlon Freitas e participou bem das ações finais.
Nos acréscimos, o Botafogo teve uma última boa chance com Arthur Cabral, que tentou um voleio após cruzamento de Savarino. A bola sobrou para Danilo, que se preparava para finalizar, mas foi travado por Fabrício Bruno. Após o apito final, novas vaias da torcida ecoaram no Nilton Santos.
Queda de invencibilidade
A vitória consolida o Cruzeiro como uma das equipes mais consistentes do campeonato até aqui. Com um gol marcado e participação direta no primeiro, Matheus Pereira foi escolhido o melhor em campo. Do outro lado, o Botafogo teve desempenho abaixo do esperado e viu sua invencibilidade em casa chegar ao fim, assim como a série invicta de Davide Ancelotti desde que iniciou sua carreira como técnico quando assumiu o comando da equipe.