Gabriel Bortoleto pontua novamente com a Sauber no GP da Bélgica

Piloto brasileiro finalizou a corrida em nona posição, mostrando consistência e superando desafios para garantir pontos importantes para a equipe Sauber

27 jul, 2025
Gabriel Bortoleto I Reprodução/Instagram/@stakef1team
Gabriel Bortoleto I Reprodução/Instagram/@stakef1team

Gabriel Bortoleto repetiu o bom desempenho da corrida sprint e cruzou a linha de chegada em nono lugar na prova principal do Grande Prêmio da Bélgica, realizada neste domingo (27). Representando a Sauber, o piloto brasileiro ganhou uma posição em relação ao seu lugar no grid de largada no tradicional circuito de Spa-Francorchamps. Com o resultado, ele acrescentou dois pontos à sua pontuação no Campeonato Mundial de Pilotos da Fórmula 1, atualmente liderado por Oscar Piastri.

Desempenho sólido de Bortoleto garante pontos na Bélgica

O final de semana em Spa-Francorchamps teve saldo positivo para Gabriel Bortoleto. Aproveitando o bom momento da equipe Sauber, o brasileiro ficou entre os dez primeiros colocados nas duas sessões classificatórias e nas duas corridas. No entanto, somou pontos apenas na prova principal, já que na sprint apenas os oito primeiros pontuam.


Gabriel Bortoleto marcou pontos importantes no GP da Bélgica (Foto: reprodução/Instagram/@stakef1team)

Bortoleto exibe ritmo forte na sprint do GP da Bélgica

Gabriel Bortoleto terminou em nono lugar na sprint do Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. No sábado (26), no circuito de Spa-Francorchamps, o piloto brasileiro da Sauber subiu uma posição em relação ao seu ponto de partida no grid.

Mesmo com dificuldades no equilíbrio do carro, o piloto da Sauber conseguiu manter um ritmo estável durante toda a corrida sprint. A luta com Lawson durou até os últimos metros, e Bortoleto conseguiu resistir à pressão do rival, o que foi motivo de comemoração para o estreante.

Treino classificatório em Spa

No final do Q1, Bortoleto esteve no centro de uma controvérsia, mas conseguiu avançar para a segunda fase. Mesmo assim, o estreante fez uma boa volta e garantiu a classificação para o top 10. Com isso, o piloto brasileiro largou na décima posição neste domingo (27).

Bortoleto protagoniza disputa acirrada na Bélgica

As quatro primeiras voltas da corrida foram realizadas atrás do safety car, todas contadas oficialmente. Quando o carro de segurança desligou as luzes, a largada em movimento iniciou. Gabriel Bortoleto fez uma boa arrancada e conseguiu segurar a posição conquistada na classificação.

Com a pista ficando mais seca, os pilotos começaram a fazer suas paradas nos boxes, o que provocou várias mudanças no meio do pelotão. Durante essas movimentações, Nico Hulkenberg ultrapassou Bortoleto, mesmo com o brasileiro apresentando um ritmo superior e solicitando uma reação da equipe Sauber.


Gabriel Bortoleto no Circuito de Spa (Foto: reprodução/ Sam Bloxham/ Getty Images Embed)

Pelo rádio, Bortoleto pediu para que Hulkenberg ultrapassasse Liam Lawson, que ocupava a oitava colocação, ou então que devolvesse a posição a ele. Como Bortoleto estava visivelmente mais rápido, a Sauber pediu para que Hulkenberg cedesse o lugar, e o piloto alemão acatou a orientação.

Com Bortoleto pressionando, a equipe da Racing Bulls orientou Lawson a acelerar para aumentar a distância. Mesmo assim, a diferença entre os dois se manteve em cerca de 1,5 segundos após a troca de posições entre Bortoleto e Hulkenberg. Ainda assim, Bortoleto encontrava dificuldades para superar o neozelandês, o que fez a desvantagem aumentar.

Mais notícias