Corinthians reage diante do Botafogo e eleva confiança para clássico com Palmeiras

Timão é dominado pelos cariocas na primeira etapa mas cresce nos 45 minutos finais e busca empate importante na véspera do Dérbi pela Copa do Brasil

27 jul, 2025
Memphis e Matheusinho comemoram gol de empate marcado pelo holandês contra o Botafogo | Reprodução/X/Rodrigo Coca/Corinthians
Memphis e Matheusinho comemoram gol de empate marcado pelo holandês contra o Botafogo | Reprodução/X/Rodrigo Coca/Corinthians

O Corinthians foi até o Rio de Janeiro nesse sábado (26) para um duelo difícil diante do Botafogo, atual campeão Brasileiro, no estádio Nilton Santos, e saiu com um empate por 1 a 1. O resultado (internamente) foi considerado positivo, sobretudo com o domínio do Alvinegro Carioca no primeiro tempo e pela equipe mista (escalada pelo técnico Dorival Júnior) que atuou por metade da partida.

A volta para casa com 1 ponto na bagagem contra um dos favoritos ao título, elevou a confiança dos jogadores para o clássico pela Copa do Brasil, frente ao Palmeiras. Yuri Alberto, que retornou de lesão na partida de ontem e atuou por cerca de 45 minutos, ressaltou como a reação da equipe foi importante para o Dérbi da próxima quarta-feira.

“Mostramos força ao buscar esse empate hoje na casa do Botafogo e vamos muito confiantes para esse Dérbi no meio de semana” – disse o atacante.

Os 90 minutos no Rio de Janeiro

A partida desse sábado (26) mostrou duas versões diferentes do Corinthians. A primeira, durante os primeiros 45 minutos, foi de um time inofensivo e que não teve saída da forte pressão botafoguense.

A maior parte da primeira etapa foi jogada no campo de defesa corinthiano e, não fosse a falta de precisão da equipe da casa nas finalizações, o estrago poderia ter sido maior do que apenas 1 a 0. O lado direito (com Léo Maná) e o esquerdo (com Angileri) foram facilmente envolvidos pela velocidade de Nathan Fernandes e pelos dribles de Montoro, respectivamente.

Por outro lado, as substituições do técnico Dorival Júnior mudaram o panorama do Timão na segunda etapa. As entradas de Memphis, Yuri Alberto, Matheusinho e Breno Bidon, deram ao Corinthians mais posse de bola, saída de jogo e um controle do meio campo, que passou longe de acontecer no primeiro tempo.

Yuri Alberto, inclusive, teve uma grande chance de empatar, mas finalizou para fora na frente do goleiro John. O controle da posse de bola e do jogo mudou à favor dos paulistas, que foram coroados com o gol de empate marcado por Memphis, aos 38 minutos. O gol garantiu 1 ponto importante ao Timão, diante de um adversário que pouco tropeça quando joga em sua casa.


Botafogo 1X1 Corinthians melhores momentos (Vídeo: Reprodução/YouTube/GE)

Dérbi pela frente

A próxima quarta-feira (30) reserva o quinto clássico entre Corinthians e Palmeiras na temporada 2025. As equipes se enfrentaram pela primeira vez (no ano) na fase classificatória do Paulistão e empataram por 1 a 1, no Allianz Parque.

Na sequência, mais dois dérbis valendo o título Estadual. Na ida, vitória corinthiana por 1 a 0, na casa palmeirense. Na volta, empate sem gols na Neo Química Arena e troféu garantido ao Timão.

Dezesseis dias após a conquista do título Paulista diante do rival, o Corinthians visitou o Palmeiras novamente. Dessa vez, pela 3ª rodada do Brasileirão, acabou superado pelo rival por 2 a 0.

O cenário do clássico em 2025 projeta ainda mais três encontros entre as equipes. Nas próximas duas quartas-feiras (30/07 e 06/08), valendo vaga nas quartas-de-finais da Copa do Brasil e no próximo dia 31/08, pela 22ª rodada do Brasileirão, em Itaquera, fechando uma temporada de incríveis sete Dérbis disputados.

Mais notícias