F1: Piastri se impõe em corrida intensa e conquista vitória no GP da Bélgica
Corrida atrasada por chuva começa após 1h20 (horário de Brasília); Lando Norris e Charles Leclerc completam o pódio em prova estável no Circuito de Spa

Oscar Piastri conquistou neste domingo (27) sua primeira vitória no icônico circuito de Spa-Francorchamps, ao superar Lando Norris logo após a largada com o safety car no Grande Prêmio da Bélgica. Com o resultado, o australiano também evitou que o companheiro de equipe encostasse na liderança do campeonato. A corrida, adiada em 1h20 por conta da chuva, teve Charles Leclerc completando o pódio em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto teve bom desempenho e terminou em nono, somando pontos importantes.
Saiba como foi a corrida em Spa
A manhã de domingo (27) começou com chuva no circuito de Spa-Francorchamps, como já era previsto. Com a pista bastante molhada, a direção da prova decidiu iniciar a corrida com volta de aquecimento sob o comando do safety car, garantindo maior segurança aos pilotos nas primeiras voltas.
A forte chuva comprometeu a visibilidade no circuito de Spa e forçou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha, suspendendo a largada por tempo indeterminado.
Apesar de uma breve trégua, uma nova pancada atingiu o autódromo, mantendo a indefinição sobre o início da corrida.
Somente após quase uma hora de espera, a chuva cessou e o sol começou a aparecer, favorecendo a secagem do asfalto. Para avaliar as condições da pista, o carro médico da Aston Martin foi enviado ao traçado.
Safety car entrou foi acionado para avaliar as condições de pista em Spa (Foto: reprodução/ DIMITAR DILKOFF/ Getty Images Embed)
A largada no Circuito de Spa-Francorchamps
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), anunciou que a largada será realizada às 11h20 (horário de Brasília), no horário de Brasília. A entidade também definiu um novo procedimento para o reinício da prova: os pilotos deverão manter uma distância mínima de 20 metros entre si durante o período sob o safety car.
As duas primeiras voltas foram realizadas com safety car e contaram no total da corrida. Sem a obrigatoriedade de troca de pneus em pista molhada, os pilotos mantiveram os compostos iniciais.
Na terceira volta, Hamilton relatou pelo rádio que o asfalto começava a secar. A corrida iniciou de fato na quinta volta, com largada em movimento após a saída do safety car.
Logo na relargada, Piastri superou seu companheiro de equipe, Lando Norris e assumiu a liderança, repetindo o que fez na sprint. As demais posições se mantiveram no pelotão da frente.
Ver essa foto no Instagram
Piastri supera companheiro de equipe e assume liderança na relargada (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)
George Russell e Lewis Hamilton ganharam posições com ultrapassagens sobre Albon e Stroll. Bortoleto manteve sua posição, enquanto Hamilton continuou avançando e já aparecia em 13º após superar quatro rivais.
Na frente, Lando Norris seguia de perto Oscar Piastri, com 1,3 segundo de diferença. Mais atrás, Verstappen pressionava Leclerc na briga pelo terceiro lugar, o que ajudava a dupla da McLaren a abrir vantagem. A disputa entre Ferrari e Red Bull animou o início da prova em Spa.
Corrida retoma ritmo com retorno dos compostos slick
Lewis Hamilton foi o primeiro a trocar para pneus slick médios, seguido por Hulkenberg, Gasly e Alonso. A maioria dos pilotos optou pela troca com a melhora da pista, exceto Norris, Tsunoda, Hadjar e Ocon.
Pouco depois, esses quatro também foram aos boxes, com Norris apostando nos pneus duros, diferente de seu companheiro. O uso do DRS foi liberado.
Hamilton, com a troca antecipada, ganhou destaque ao subir 11 posições e chegar ao 7º lugar.
O engenheiro de Norris informou que as duas McLaren planejavam fazer a corrida com uma única troca de pneus. Com isso, a vantagem do britânico poderia diminuir, já que Piastri usa pneus médios e Norris, duros.
Pelo rádio, Bortoleto pediu que Hulkenberg ultrapasse Liam Lawson ou libere a posição, já que estava mais rápido que o veterano. A Sauber apoiou o pedido e o alemão cedeu o lugar.
Prova em Spa é marcada por decisões estratégicas
Na volta 21, Piastri já sentia a degradação dos pneus e admitiu ser difícil chegar ao fim sem outra parada. Mesmo assim, manteve cerca de 8 segundos de vantagem sobre Norris. Antonelli superou Alonso e assumiu o 14º lugar.
Com Bortoleto pressionando, a Racing Bulls cobrou Lawson, que manteve 1,5 segundo de distância do rival. Na volta 26, Norris escapou da pista, mas retornou sem perder muito tempo.
Hulkenberg voltou aos boxes e saiu da zona de pontos, complicando a estratégia da Sauber. Bortoleto teve dificuldades para ultrapassar Lawson, aumentando a distância para quase 4 segundos.
Com sete voltas para o fim, a chuva retornou, porém, fraca. Charles Leclerc errou, e o tetracampeão, Max Verstappen, aproveitou para reduzir a diferença pela terceira colocação. Norris, por sua vez, já está a 4,7 segundos de Piastri na liderança.
Max Verstappen se aproximou de Charles Leclerc, mas não conseguiu realizar a ultrapassagem (Foto: reprodução/ Sam Bagnall/ Getty Images Embed)
Hamilton avança no pelotão apesar de ajuste desfavorável
Mesmo com asa traseira ajustada para chuva, Hamilton aproveitou o início da prova e subiu do 18º para o 15º lugar nas primeiras três voltas, ultrapassando Stroll, Sainz e Colapinto. No nono giro, superou Hulkenberg e, no décimo, Gasly, alcançando o 13º lugar.
Foi o primeiro a parar nos boxes na volta 12, seguido por Gasly, Hulkenberg e Alonso, todos com pneus médios. Após as paradas dos líderes, Hamilton já estava em sétimo e manteve a posição até pressionar Albon nas últimas voltas.
Ver essa foto no Instagram
Hamilton faz boa corrida de recuperação, terminando na sétima colocação (Foto: reprodução/Instagram/@f1)
Oscar Piastri segura a ponta e vence pela sétima vez
As duas voltas finais foram marcadas por uma intensa disputa entre os pilotos da McLaren, que apareceram lado a lado na transmissão, separados por apenas 3 segundos.
Oscar Piastri iniciou a última volta do GP da Bélgica na liderança. Apesar da aproximação de Norris, o líder do campeonato manteve o ritmo firme e cruzou a linha de chegada sem aparentar desgaste nos pneus, garantindo sua sétima vitória na temporada, seguido por Norris e Leclerc.
Classificação do GP da Bélgica
Saiba como ficou o grid, após a conclusão da 13ª etapa da temporada 2025 de Fórmula 1.
Ver essa foto no Instagram
Grid de classificação do GP da Bélgica (Foto: reprodução/Instagram/@f1)
Próxima etapa da temporada
A Fórmula 1 retorna as atividades no próximo final de semana entre os dias 1 e 3 de agosto para o Grande Prêmio da Hungria, no Circuito Hungaroring.