GP da Bélgica: Lando Norris conquista a pole e Bortoleto larga em décimo

Norris lidera a primeira fila da McLaren, seguido por Piastri e Leclerc; Bortoleto vai ao Q3 pela segunda vez em seu ano de estreia na F1

26 jul, 2025
Lando Norris conquistou a pole position do GP da Bélgica I Reprodução/Instagram/@mclaren
Lando Norris conquistou a pole position do GP da Bélgica I Reprodução/Instagram/@mclaren

Lando Norris garantiu a pole position para o GP da Bélgica neste sábado (26), no lendário e desafiador circuito de Spa-Francorchamps. O britânico manteve o ritmo forte que demonstrou durante todo o fim de semana e colocou a McLaren na frente ao marcar 1m40s562. Oscar Piastri ficou com a segunda posição, seguido por Charles Leclerc, que completa o top 3 do grid.

Gabriel Bortoleto chegou ao Q3 com uma ajuda inesperada de Lewis Hamilton. O experiente piloto foi eliminado ao ultrapassar os limites na curva Radillion, caindo para o 16º lugar e permitindo que o brasileiro voltasse ao top 15.

Saiba como foi a classificação em Spa

Q1

Antes de sair dos boxes, Nico Hulkenberg teve que substituir a asa dianteira após um toque com Lance Stroll. Pouco depois, os pilotos rapidamente foram para a pista para o começo da primeira fase da classificação, com as McLaren dominando as voltas iniciais. Oscar Piastri assumiu a ponta, ficando 0,07 segundos à frente do companheiro de equipe, Lando Norris.

Verstappen iniciou sua primeira volta rápida, enquanto as Mercedes ficaram atrás dos principais competidores do campeonato, com George Russell e Kimi Räikkönen ocupando a terceira e quarta colocações. Com uma marca consistente, o tetracampeão mundial ultrapassou Norris e assumiu a segunda posição, registrando 1m42s066.

Depois das voltas de reconhecimento, os pilotos começaram a estabelecer tempos na primeira fase da classificação, com diversas mudanças na liderança. Até a metade dessa etapa, Charles Leclerc liderava com 1m41s635, seguido por Carlos Sainz, que ficou 0,056 segundos atrás, e Liam Lawson, a 0,130 segundos do líder.

Apesar dos problemas no primeiro setor, Norris manteve o ritmo e voltou a liderar com 1m41s010. Piastri melhorou, mas não superou o companheiro. Na parte inferior do grid, Russell, Antonelli e Bortoleto tiveram tempos ruins e ficaram perto da eliminação. Mercedes e o brasileiro conseguiram se recuperar, com Bortoleto chegando ao 10º lugar.

Nos minutos finais, pilotos em dificuldades buscaram melhorar seus tempos, pressionando Antonelli e Bortoleto. Lewis Hamilton eliminou o brasileiro com uma volta rápida, mas teve seu tempo cancelado, garantindo a Bortoleto o 15º lugar.


Lewis Hamilton teve sua volta deletada por ultrapassar os limites de pista (Foto: reprodução/X/@F1)

Q2

Na segunda fase da classificação, George Russell e Esteban Ocon foram os primeiros a sair para a pista, mas o primeiro tempo só apareceu quase cinco minutos depois. Verstappen marcou 1m40s951 e assumiu a liderança provisória, que logo foi superada pela McLaren, com Piastri à frente de Norris por 0,08 segundos.

Oliver Bearman foi o único piloto que ainda não tinha marcado tempo até os últimos cinco minutos do Q2, após sair da pista em sua tentativa rápida. Os pilotos então retornaram aos boxes para se preparar para o final da sessão. Até aquele momento, a dupla da Sauber, Hulkenberg e Bortoleto, estava fora da zona de classificação, nas 11ª e 12ª posições.

O #1 optou por permanecer nos boxes, enquanto a dupla “Papaya” voltou à pista com os mesmos pneus macios.

Na última tentativa, Bortoleto fez uma volta forte e garantiu o sétimo lugar, avançando ao Q3. Ocon e Bearman tiveram dificuldades e continuaram na zona de eliminação, dando mais segurança ao brasileiro.

Q3

Lando Norris estabeleceu o tempo a ser batido logo no início da sessão, cravando 1m40s562 — com 0s1 de vantagem sobre Piastri e meio segundo à frente de Verstappen. Gabriel Bortoleto teve sua volta anulada por exceder os limites de pista na curva 10. Ao retornar aos boxes, calçou pneus macios usados, mas não conseguiu completar sua tentativa.

Nas voltas finais, Norris não repetiu o mesmo desempenho nos setores inicial e final, o que abriu espaço para Piastri tentar a pole. No entanto, o australiano cometeu um erro no fim da volta e não conseguiu superá-lo, mantendo a dobradinha da McLaren. Leclerc, por sua vez, cruzou a linha em terceiro, tirando a diferença de mais de dois décimos que tinha para Verstappen.


Top 3 da classificação para o GP da Bélgica (Foto: reprodução/Instagram/@mclaren)

Pilotos são investigados por incidentes nos boxes

A direção de prova analisará dois casos de liberação insegura nos boxes ocorridos durante a classificação. Antes do início do Q1, Fernando Alonso precisou dar ré para evitar um choque com a Haas de Oliver Bearman. Pouco depois, Lance Stroll foi tocado por Nico Hulkenberg, que saía de sua garagem; o contato danificou o carro da Sauber, exigindo a troca do bico. Um incidente semelhante também ocorreu entre Liam Lawson e Oscar Piastri.


Incidente entre Stroll e Hulkenberg nos boxes (Foto: reprodução/X/@F1)

Pole em Spa aproxima Norris de Piastri no campeonato da F1

Lando Norris alcançou sua 13ª pole position na Fórmula 1, a quarta nesta temporada. O britânico segue em busca de diminuir a distância para Oscar Piastri, atual líder do campeonato. Se vencer a corrida deste domingo, Norris ficará a apenas um ponto do companheiro de equipe.


Oscar Piastri e Lando Norris (Foto: reprodução/Instagram/@mclaren)

Classificação para o GP da Bélgica

Confira como ficou o grid de largada, para a 13ª etapa da temporada.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Classificação para o GP da Bélgica (Foto: reprodução/Instagram/@f1)

Programação do GP da Bélgica 2025

  • Domingo, 27 de julho
    Corrida principal às 10h — Band e F1TV

Todos os horários indicados estão no fuso horário de Brasília (BRT), para facilitar o acompanhamento das etapas ao vivo.

Mais notícias