F1 e GP da Bélgica: momentos em que a pontuação foi reduzida
Na temporada de 2021, Max Verstappen venceu o atípico GP da Bélgica e conquistou apenas 12,5 pontos devido à corrida ter sido encerrada sob forte chuva

Tradicionalmente marcado por momentos épicos na pista, o Grande Prêmio da Bélgica 2021, acabou frustrando o público. A expectativa dos fãs de automobilismo eram altas, após uma classificação emocionante no treino classificatório de sábado, onde o astro holandês, Max Verstappen conquistou a pole position, seguido por George Russell e Lewis Hamilton. No entanto, a forte chuva que caiu sobre o famoso Circuito de Spa-Francorchamps no domingo, impediu que a corrida continuasse. Com a pista, sem nenhuma condição de segurança para os pilotos, os comissários responsáveis pela direção de prova decidiram encerrar a etapa e concedeu apenas metade dos pontos, aos dez primeiros colocados do grid.
Corrida do GP da Bélgica 2021
A etapa, que aconteceu no dia 29 de agosto de 2021, iniciou debaixo de chuva após 30 minutos de “atraso”. Os pilotos realizaram três voltas de aquecimento, com a primeira tentativa de largada acontecendo com o safety car na pista. Com a chuva persistindo em cair, sem indícios de uma trégua, a bandeira vermelha precisou ser acionada imediatamente pela direção de prova, em decorrência das reclamações dos pilotos que estavam com baixa visibilidade dentro dos carros.
A princípio a paralisação seria inicialmente de apenas 20 minutos, segundo comunicado oficial da Fórmula 1, porém acabou um total de 3 horas, ficando assim próximo ao limite estabelecido de 4 horas para a realização de uma corrida. Com o relógio correndo contra o tempo, a entidade responsável pela organização, estabeleceu uma contagem regressiva de 60 minutos para retorno da corrida, o que acabou não acontecendo.
Apesar do tempo ter melhorado rapidamente, pouco tempo depois a chuva voltou a ficar forte e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), confirmou o encerramento do Grande Prêmio da Bélgica, antes mesmo da contagem do cronômetro.
Como apenas uma volta foi oficialmente considerada válida — todas elas sob a presença do safety car —, a FIA decidiu aplicar a regra de pontuação reduzida, distribuindo metade dos pontos. Sem que a corrida tivesse de fato acontecido, o resultado final refletiu exatamente a ordem do grid de largada, garantindo a Max Verstappen sua sexta vitória no campeonato. Já George Russell conquistou um feito marcante: o primeiro pódio de sua carreira na Fórmula 1.
F1: Pódio do Grande Prêmio da Bélgica 2021 (Foto: reprodução/ Jerry Andre/ Getty Images Embed)
Veja como ficou a classificação do GP da Bélgica 2021
1- Max Verstappen (Red Bull) – 12,5 pontos
2- George Russell (Williams) – 9 pontos
3- Lewis Hamilton (Mercedes) – 7,5 pontos
4- Daniel Ricciardo (McLaren) – 6 pontos
5- Sebastian Vettel (Aston Martin) – 5 pontos
6- Pierre Gasly (AlphaTauri) – 4 pontos
7- Esteban Ocon (Alpine) – 3 pontos
8- Charles Leclerc (Ferrari) – 2 pontos
9- Nicholas Latifi (Williams) – 1 ponto
10- Carlos Sainz (Ferrari) – 0,5 ponto
11- Fernando Alonso (Alpine) – sem pontuar
12- Valtteri Bottas (Mercedes) – sem pontuar
13- Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) – sem pontuar
14- Lando Norris (McLaren) – sem pontuar
15- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – sem pontuar
16- Mick Schumacher (Haas) – sem pontuar
17- Nikita Mazepin (Haas) – sem pontuar
18- Kimi Räikkönen (Alfa Romeo) – sem pontuar
19- Sergio Pérez (Red Bull) – sem pontuar
20- Lance Stroll (Aston Martin) – sem pontuar
Programação do GP da Bélgica 2025
Sexta-feira, 25 de julho
Treino Livre 1 às 7h30 — transmissão pela Bandsports e F1TV
Classificação para a corrida sprint às 11h30 — Bandsports e F1TV
Sábado, 26 de julho
Corrida Sprint às 7h — Bandsports e F1TV
Classificação para a corrida principal às 11h — Band, Bandsports e F1TV
Domingo, 27 de julho
Corrida principal às 10h — Band e F1TV
Todos os horários indicados acima estão no fuso horário de Brasília (BRT), para facilitar o acompanhamento das etapas ao vivo.