Cuiabano decide e Botafogo derrota lanterna Sport na Ilha do Retiro

Alvinegro Carioca criou diversas chances e chegou ao sétimo jogo de invencibilidade no Brasileirão; Leão da Ilha segue martírio na última colocação da competição

20 jul, 2025
Cuiabano comemora gol da vitória do Botafogo sobre o Sport | Reprodução/X/Botafogo
Cuiabano comemora gol da vitória do Botafogo sobre o Sport | Reprodução/X/Botafogo

O Botafogo conseguiu uma importante vitória fora de casa, pela 15ª rodada do Brasileirão, e entrou de vez na briga pelo topo da tabela. Cuiabano entrou aos 38′ e marcou o gol da vitória do Glorioso por 1 a 0, aos 46 minutos.

Com o resultado, a equipe carioca chegou aos 25 pontos, com um jogo a menos em relação a Cruzeiro (líder com 33 pontos) e Bragantino (que está no G-4 e tem 27 pontos). Na próxima rodada, a equipe de Davide Ancelotti “folga”, já que o próximo adversário, Grêmio, tem compromisso marcado pela Sul-Americana, no meio da próxima semana.

O Sport até fez um jogo competitivo contra o atual Campeão Brasileiro, mas sucumbiu fisicamente nos minutos finais e não suportou a pressão do Botafogo. O goleiro Gabriel Vasconcelos foi o grande destaque da equipe pernambucana no jogo, após uma semana conturbada, com direito a invasão de torcedores organizados ao CT e ameaças aos jogadores.

Escalações

Daniel Paulista escalou o Sport no 4-3-3, com: Gabriel Vasconcelos; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon Menezes (Chico) e Igor Cariús (Kevyson); Zé Lucas, Rivera e Lucas Lima (Atencio); Barletta (Matheusinho), Ramírez e Derik Lacerda (Romarinho).

Já o Botafogo foi escalado pelo técnico italiano Davide Ancelotti no 4-2-3-1, com: John; Vitinho (Mateo Ponte), Kaio, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Newton, Marlon Freitas, Artur (Santi Rodriguez), Montoro (Rwan Cruz) e Joaquín Corrêa (Nathan Fernandes); Arthur Cabral.

Primeiro tempo

Debaixo de muita chuva, o Sport tentou tomar a iniciativa do jogo, mas tinha muitas dificuldades na criação de jogadas. As melhores oportunidades do Leão na primeira etapa foram em bolas paradas (com a dupla de zaga subindo ao ataque) e chutes de fora da área (com Derik Lacerda).

Por sua vez, o Botafogo assumiu o controle da partida após os 15 minutos e criou grandes oportunidades. Aos 19 minutos, Corrêa recebeu de Montoro, driblou o zagueiro e obrigou Gabriel Vasconcelos a fazer uma grande defesa.

A equipe alvinegra teve um gol anulado em finalização de Arthur Cabral, aos 23 minutos. Montoro ainda teve uma grande chance antes do intervalo, após cruzamento de Artur, mas também parou no goleiro do Leão.

Segundo tempo

A segunda etapa começou parecida com a primeira. O Sport esboçou uma pressão durante os primeiros 15 minutos, com Derik Lacerda sendo o principal responsável por tentar incomodar o goleiro John.

Porém, aos poucos, o jogo voltou ao controle do Botafogo, especialmente após os 25 minutos. A diferença física das equipes começou a aparecer, especialmente com o gramado pesado decorrente da chuva no primeiro tempo.

Alex Telles levou perigo em cabeçada na entrada da área e em chute de longa distância. Santi Rodriguez entrou bem e colocou o lado direito do Leão da Ilha em dificuldades, criando grande oportunidade para Montoro e finalizando com perigo.

Mas aos 46 minutos brilharam duas estrelas. A primeira foi de Cuiabano, que recebeu passe de Nathan Fernandes na área, girou o corpo e finalizou cruzado, sem chances para Gabriel Vasconcelos: 1 a 0 para o atual campeão.

A segunda estrela foi do técnico Davide Ancelotti que, poucos minutos atrás, colocou em campo os dois protagonistas do gol que decidiu a partida. Vitória magra, mas que garantiu o Botafogo na 5ª colocação do Brasileirão, cada vez mais próximo dos líderes e sonhando com o bicampeonato.


Sport 0X1 Botafogo melhores momentos (Vídeo: Reprodução/YouTube/GE)

Calendário

Amargando a lanterna do campeonato com apenas 3 pontos ganhos e único time sem vencer (até o momento), o Sport volta à campo na próxima quarta-feira (23) para um clássico nordestino contra o Vitória, em Salvador.

Já o Botafogo teve seu jogo da próxima rodada, contra o Grêmio, adiado pela participação do Tricolor Gaúcho nos play-offs da Sul-Americana. Com isso, o Glorioso tem uma semana inteira para se preparar para o próximo compromisso na competição diante do Corinthians, sábado (26), no Estádio Nilton Santos.

Mais notícias