Garotos do Flamengo goleiam Bayer Leverkusen em turnê do time alemão pelo Brasil

Jovens jogadores do Flamengo fazem jogo intenso e passam por cima do time alemão; partida teve brilho de Matheus Gonçalves e oportunidades para Vina e Matheus Cunha

18 jul, 2025
Estádio da Gávea recebeu nova arquibancada provisória para o jogo desta sexta-feira (18) | Reprodução/Matheus dos Reis/Lorena R7
Estádio da Gávea recebeu nova arquibancada provisória para o jogo desta sexta-feira (18) | Reprodução/Matheus dos Reis/Lorena R7

Em preparação para a temporada europeia, que se inicia em agosto, o Bayer Leverkusen foi até a Gávea (que contou com estrutura especial para o jogo) nesta sexta-feira (18) e acabou superado por 5 a 1 pelo time Sub-20 do Flamengo, reforçado por alguns jogadores da categoria profissional.

Com a equipe praticamente reserva na primeira etapa, os alemães sofreram com o calor e a velocidade dos jovens rubro-negros. O sistema defensivo da equipe de Erik Ten Hag se viu incapaz de evitar os contra-ataques liderados por Matheus Gonçalves, que foi eleito o melhor em campo.

Na segunda etapa, o Flamengo ainda ampliou o placar, logo no início. Os titulares da equipe alemã só foram à campo a partir dos 15 minutos da etapa final e conseguiram diminuir o placar.

Primeiro tempo

Os garotos da equipe carioca surpreenderam os alemães logo aos 2 minutos. Em rápido contra-ataque, Matheus Gonçalves acionou Lorran, que invadiu a área e chutou na saída de Flekken, para abrir o placar: 1 a 0.

Logo na sequência, aos 10′, em nova jogada de Matheus Gonçalves, a zaga alemã se atrapalhou e o brasileiro Arthur colocou a bola contra o próprio gol: 2 a 0 para os jovens rubro-negros.

Ainda em ritmo de pré-temporada, o Leverkusen continuou sendo presa fácil e, aos 39 minutos (pouco depois de acertar a trave dos alemães), Matheus Gonçalves marcou mais um em bela jogada individual: 3 a 0.

Ainda sobrou tempo para Pedro Leão ampliar o marcador já nos acréscimos (aos 49 minutos). Após bola cruzada na área, o garoto finalizou tirando do alcance de Lomb (que substituiu Flekken após a parada técnica): 4 a 0 e passeio da garotada na primeira etapa.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com a entrada de Gusttavo Sousa na vaga de Vina, um dos jogadores da equipe profissional que estavam em campo, e o jovem aproveitou a oportunidade logo de cara. Aos 9 minutos, Gusttavo invadiu a área e com uma linda finalização encobriu Lomb para ampliar na Gávea: 5 a 0.

Foi aí que o novo comandante do time alemão chamou seus principais jogadores do banco de reservas. Xhaka, Exequiel Palacios, Tella, Grimaldo, Patrick Schick, Tapsoba, Buck, Andrich, Hrádecky e Culbreath entraram aos 15 minutos e deram uma nova cara à equipe.

Mesmo com uma equipe bem jovem, o Flamengo perdeu campo, viu o Leverkusen crescer em campo e diminuir o placar aos 26 minutos. Após boa troca de passes, Grimaldo foi à linha de fundo e cruzou para Culbreath escorar para o fundo da rede de Matheus Cunha (outro atleta da equipe profisisonal): 5 a 1.

Com a entrada do nigeriano Shola, o Flamengo ganhou uma válvula de escape em velocidade, mas o Bayer continuou em cima, com finalizações perigosas (incluindo uma no travessão). Porém, a pressão não foi suficiente para reduzir o prejuízo e o placar ficou mesmo em 5 a 1.


Melhores momentos da goleada dos jovens rubro-negros sobre o Leverkusen (Vídeo: Reprodução/YouTube/ESPN Brasil)

No apito final, Matheus Gonçalves foi eleito o craque do jogo e os jovens rubro-negros ganharam ainda mais confiança para a sequência da temporada na base.

Já o Bayer Leverkusen segue em turnê de pré-temporada pelo Brasil até o dia 24 de julho, se preparando para a BundesLiga, UEFA Champions League e Copa da Alemanha.

Mais notícias