Virgil Abloh receberá exposição em museu francês

Designer americano que faleceu em 2021 ganhará homenagens no museu Grand Palais, em Paris; neste ano o artista completaria 45 anos

17 jul, 2025
Virgil Abloh ganha exposição | Reprodução/Mike Coppola/Getty Images Embed
Virgil Abloh ganha exposição | Reprodução/Mike Coppola/Getty Images Embed

Primeiro homem negro a se tornar diretor criativo da Louis Vuitton e também designer de moda, Virgil Abloh ganhará uma exposição em Paris, no museu de belas-artes Grand Palais. A mostra tem previsão de estreia para o dia 30 de setembro e deve ficar em cartaz até 10 de outubro, durante a Semana de Moda de Paris (29/07 até 07/10).

Batizada de “Virgil Abloh: The Codes”, o evento é promovido pela Virgil Abloh Archive em parceria com a Nike e fará uma retrospectiva da história e produções do americano, que faleceu em novembro de 2021, vítima de câncer. No dia 30 de setembro de 2025, abertura da exposição, ele completaria 45 anos.

Arquivos

Com mais de 20 mil objetos do arquivo de Abloh, a exibição contará com protótipos, esboços, coleções pessoais, livros e imagens da carreira do artista. Segundo o site oficial da fundação, essa pequena edição é uma expansão de outra curadoria, realizada em 2022.

Os princípios de design do estilista serão tema da obra que prestará homenagem no legado deixado por meio do vestuário, calçados e arquitetura produzido por Virgil Abloh. “Uma prática que abrange múltiplas disciplinas”, diz a apresentação no site oficial.


Coleção da Louis Vuitton por Virgil Abloh em 2019 (Vídeo: reprodução/YouTube/@Louis Vuitton)

Virgil Abloh

Nascido no estado de Illinois, Virgil Abloh se formou em engenharia civil e arquitetura logo no começo dos anos 2000. Sua carreira na moda começa com a passagem pela Fendi em 2009, onde teve uma parceria criativa com o rapper Kanye West. Já em 2013, o estilista inaugurou sua própria marca de luxo, a italiana Off-White.

Cinco anos depois, ele fez história ao ser o primeiro homem negro a receber o título de diretor artístico da Louis Vuitton, onde permaneceu até seu falecimento em 2021. Em 2020, após o assassinato de George Floyd, o designer apoiou o movimento Black Lives Matter, se posicionando sobre os protestos e arrecadando fundos.

Durante a trajetória, o estilo de Abloh ficou marcado pela união entre o luxo das casas de moda e a casualidade. Sua empresa, por exemplo, aposta em roupas urbanas, com elementos do grafite e até faixas de segurança, influenciadas pela alta costura.

Mais notícias