Rafael alcança marca expressiva no São Paulo em meio a momento conturbado da equipe

Capitão Tricolor chegou a 150 partidas pelo clube na partida desse sábado (12) e confirmou bom momento individual em meio a momento de instabilidade da equipe

13 jul, 2025
Rafael recebe homenagem pelos 150 jogos no São Paulo | Reprodução/X/São Paulo FC
Rafael recebe homenagem pelos 150 jogos no São Paulo | Reprodução/X/São Paulo FC

O goleiro Rafael é, sem dúvida, o grande destaque de uma temporada de altos e baixos que atravessa o São Paulo. Se no começo do ano, no Paulistão, o camisa 23 alternou a titularidade com Jandrei, após o clássico contra o Palmeiras (ainda na primeira fase), Rafael não saiu mais da meta são-paulina.

Além disso, o arqueiro se firmou como capitão oficial da equipe, após a contusão de Calleri no empate em 2 a 2 contra o Botafogo, no Nilton Santos, dia 16/04. Desde então, Rafael se tornou homem de confiança do ex-técnico Luis Zubeldía e, ao que tudo indica, segue com moral perante o novo comandante, Hernán Crespo.

Na partida desse sábado (12) contra o Flamengo, no Maracanã, Rafael mais uma vez foi a grande estrela em campo de uma equipe que encontrou muitas dificuldades para ser criativa e levar perigo ao gol adversário. Ao todo, foram quatro defesas, sendo duas delas com alto grau de dificuldade, que evitaram um prejuízo ainda maior ao Tricolor Paulista.

História no São Paulo

Rafael chegou ao clube do Morumbi no começo de 2023 após fim de contrato com o Atlético-MG e, de cara, já se firmou como titular da meta são-paulina. Desde o começo se mostrou um goleiro de atuações sólidas e, na reta final da temporada, foi coroado junto da equipe com o inédito título da Copa do Brasil.

A temporada seguinte começou tão boa quanto acabou a anterior. No início de fevereiro, Rafael foi o grande nome do São Paulo na conquista da Supercopa do Brasil pegando dois pênaltis contra o Palmeiras.

A consistência de Rafael levou o goleiro a ser convocado para a Seleção Brasileira, por Dorival Júnior, para a disputa da Copa América, no mês de junho.

Apesar do restante da temporada ter sido de altos e baixos para o São Paulo, com eliminações na Copa do Brasil (para o Atlético-MG) e na Libertadores (para o Botafogo), Rafael se manteve em alta com boas atuações e ajudou o São Paulo a terminar na 6ª colocação do Brasileirão (conseguindo vaga direta na fase de grupos da Libertadores do ano seguinte).

Na atual temporada, o goleiro renovou contrato até o final de 2027 e se firmou, também, como capitão da equipe. O camisa 23 assumiu esse posto na partida contra o Santos, pelo Brasileirão, ainda na “era Zubeldia” e, mesmo com a troca de comando, permanece como homem de confiança no elenco.


Anúncio oficial da renovação de Rafael com o São Paulo (Vídeo: Reprodução/YouTube/São Paulo FC)

Calendário

Rafael e o São Paulo vão ter um calendário puxado até o final de agosto. A partir do dia 31 de julho, a jornada Tricolor vai alternar jogos do Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Até lá, a equipe paulista tem mais quatro jogos exclusivamente pelo Campeonato Brasileiro, sendo três partidas em São Paulo, contra Bragantino (16/07), Corinthians (19/07) e Fluminense (27/07). A única viagem nesse período será para Caxias do Sul, no dia 24/07, para enfrentar o Juventude, no Alfredo Jaconi.

Mais notícias