Série A2 do Carioca: São Gonçalo leva Taça Santos Dumont e semifinais são definidas

Mais Querido perde para o Araruama mas confirma título inédito e vantagem nas semifinais contra o rival; Americano e Bangu também se classificam e Duque de Caxias cai

12 jul, 2025
Jogadores do São Gonçalo posam para foto do título da Taça Santos Dumont | Reprodução/Instagram/São Gonçalo EC
Jogadores do São Gonçalo posam para foto do título da Taça Santos Dumont | Reprodução/Instagram/São Gonçalo EC

A última rodada da Série A2 do Campeonato Carioca 2025 reservou muitas emoções e reviravoltas. Já classificado para as semifinais, o São Gonçalo descansou alguns de seus principais jogadores e foi superado pelo Araruama, em Saquarema, por 1 a 0, mas contou com o tropeço do Americano para confirmar o título da Taça Santos Dumont e a vantagem de dois resultados iguais na semifinal.

A equipe de Campos dos Goytacazes chegou na última rodada sendo a única equipe com chances de tirar o troféu do “Çalo”, mas acabou derrotada pelo America, por 1 a 0, no Giulite Coutinho, em Mesquita. O “Cano” ficou com a 2ª posição e também terá vantagem de jogar por resultados iguais na semifinal contra o Bangu, 3º colocado.

Fechando o G-4, O Araruama conseguiu a vaga depois de uma improvável combinação de resultados. A equipe da Região dos Lagos venceu o líder São Gonçalo e contou com a derrota do Resende, por 3 a 0, para o Olaria, e o empate sem gols da Cabofriense contra o rebaixado Duque de Caxias.

Confira os resultados, os semifinalistas e os rebaixados para a Série B1:

Araruama 1X0 São Gonçalo

Em um jogo de poucas chances de gol, o Araruama venceu o São Gonçalo com gol de pênalti, aos 6 minutos da etapa final. Após cruzamento pela direita, Nicolas derrubou Sávio na grande área. Na cobrança, o próprio camisa 9 deslocou Vitor Melo e abriu o placar, no Lourival Gomes, em Saquarema.

O São Gonçalo pressionou com a entrada de Di Maria, mas não conseguiu superar a defesa do Arara, que resistiu, confirmou a vitória e a vaga nas semifinais. No apito final, comemoração dos dois lados.


Araruama 1X0 São Gonçalo (Vídeo: Reprodução/YouTube/CariocãoTV)

Do lado dos mandantes, uma improvável classificação. Já do lado visitante, o título da Taça Santos Dumont. Com isso, São Gonçalo e Araruama se enfrentam em uma das semifinais.

America 1X0 Americano

Sob risco de rebaixamento, o America entrou em campo precisando vencer para garantir sua permanência na Série A2 sem depender de outros resultados. A equipe do presidente Romário, começou se impondo ao rival campista e abriu o placar logo aos 14 minutos.


America 1X0 Americano (Vídeo: Reprodução/YouTube/TV Alerj)

Após cruzamento de Jefferson pela direita, Iacovelli subiu muito, no meio da zaga do Americano e cabeceou no canto direito do goleiro Guilherme. Os visitantes pressionaram muito pelo empate, especialmente no 2º tempo, mas não conseguiu furar o bloqueio dos donos da casa, que quase ampliaram com Henrique, na reta final da partida.

Com a vitória, o hepta Campeão Carioca confirmou sua permanência na Série A2 por mais um ano. Já o “Cano” contou com tropeços de Bangu e Resende para finalizar a primeira fase na 2ª colocação e garantir sua vaga na semifinal.

Bangu 0X0 Petrópolis

Em outro duelo que envolveu vaga nas semifinais e rebaixamento, Bangu e Petrópolis fizeram uma partida pouco movimentada. A equipe petropolitana precisava da vitória para escapar do rebaixamento, mas esbarrou na falta de pontaria do seu ataque.

Já o Bangu, jogou com “o empate debaixo do braço” e, principalmente na segunda etapa, sustentou o resultado que lhe garantia a vaga na semifinal. A melhor chance do jogo foi da equipe visitante, após cruzamento de Aldair e conclusão de Cezar, que obrigou o goleiro Bruno a fazer bela defesa, em dois tempos.


Bangu 0X0 Petrópolis (Vídeo: Reprodução/YouTube/CariocãoTV)

Com o empate, a equipe de Alfredo Sampaio garantiu o 3º lugar da fase classificatória e a vaga na semifinal. Já o Petrópolis terminou em último lugar e acabou rebaixado para a Série B1.

Olaria 3X0 Resende

Com pequenas chances de classificação, o Olaria recebeu o Resende, que iniciou a rodada no G-4 e dependendo apenas de si para avançar à semifinal. Os azuis e brancos não tomaram conhecimento da equipe do sul fluminense e, com três gols na etapa final, venceu com tranquilidade por 3 a 0.

A primeira etapa foi morna e com poucas oportunidades de gols de ambos os lados. Mas na volta do intervalo, o Olaria foi avassalador e não deu chances ao Resende. Gabriel Cipriano abriu o placar logo aos 8 minutos aproveitando rebote do goleiro João.

Depois, brilhou a estrela de Rhyan. O jogador de 24 anos marcou duas vezes (aos 31′ e 47 minutos) e fechou o placar, se tornando o grande nome da vitória da equipe da casa, na Rua Bariri.


Olaria 3X0 Resende (Vídeo: Reprodução/YouTube/CariocãoTV)

Apesar da bela vitória, o Olaria acabou eliminado junto com o Resende. A equipe azul e branca terminou a Taça Santos Dumont com o melhor ataque, mas na 5ª colocação e fora das semifinais.

Já o Resende se despediu de forma melancólica da competição, após passar boa parte do campeonato no G-4. A equipe do sul do Estado terminou apenas na 6ª posição e vai ter esperar 2026 para tentar retorna à elite do Estadual.

Audax 1X3 Pérolas Negras

A equipe mais ameaçada de rebaixamento ao início da rodada era o Pérolas Negras. Com apenas 10 pontos, a equipe do sul do Rio de Janeiro chegou para o jogo na lanterna, precisando vencer e torcer por tropeços dos adversários diretos.

O Pérolas se impôs desde o início. Pepe abriu o placar aos 29 minutos. Logo na sequência, aos 36′, Nathan ampliou. Atordoado, o Audax se defendeu e apenas esperou o intervalo, em Xerém, para tentar se reorganizar.

Na segunda etapa, o time da casa mexeu, melhorou em campo e levou perigo ao gol dos visitantes. Mas em uma cobrança de falta ensaiada, o Pérolas Negras foi letal. Após cruzamento de Nathan pela esquerda, a bola passou por toda a área do Audax e encontrou Carlão na segunda trave, que cabeceou para o fundo da rede e ampliou: 3 a 0.

Com o terceiro gol sofrido e o empate entre Duque de Caxias e Cabofriense, o Audax estava sendo rebaixado por conta do saldo de gols. Precisando de pelo menos um gol para escapar, a equipe da casa se lançou ao ataque e foi premiada aos 36 minutos.

Após cobrança de escanteio, a bola bateu no braço do zagueiro do Pérolas na área. O árbitro gesticulou negativamente, mas após sinalização do assistente, voltou atrás e confirmou a penalidade para o Audax. Na cobrança, Fabinho fez o gol que garantiu a permanência do Audax na Série A2, junto com o próprio Pérolas Negras.


Audax 1X3 Pérolas Negras (Vídeo: Reprodução/YouTube/CariocãoTV)

Duque de Caxias 0X0 Cabofriense

No Marrentão, em Xerém, Duque de Caxias e Cabofriense empataram sem gols, em um jogo que selou a eliminação da equipe de Cabo Frio e o rebaixamento da equipe da casa.

O jogo foi arrastado, em um gramado muito irregular. Com poucas chances de gol para ambos os lados, as equipes pareciam estar mais ligadas nos outros resultados do que na própria partida.

A grande chance do jogo foi aos 53 minutos da etapa final. Após boa troca de passes, o zagueiro Espinho recebeu sem goleiro, com o gol aberto, mas chutou por cima da meta e perdeu uma chance incrível de salvar o Duque.

A tensão do jogo levou dois jogadores do Duque de Caxias a ser expulsos (Everton Felipe e Neném). Além disso, após o apito final, com o rebaixamento decretado, “torcedores” organizados da equipe de Xerém partiram para cima de familiares dos jogadores.

Com a confusão formada, os atletas do Duque de Caxias “invadiram” as arquibancadas para tentar proteger os familiares e separar a confusão.


Duque de Caxias 0X0 Cabofriense (Vídeo: Reprodução/YouTube/CariocãoTV)

No campo, o Duque de Caxias terminou na 11ª colocação, com 12 pontos e caiu para a Série B1 (que será disputada ainda esse ano). Já a Cabofriense, terminou na 8ª posição e ficou fora das semifinais.

Classificação final

Após 11 rodadas disputadas, o São Gonçalo foi o grande campeão da Taça Santos Dumont e vai ter a vantagem de decidir em casa tanto na semifinal, quanto em uma eventual final. Já o Americano ficou em segundo lugar e também tem vantagem de decidir em casa.

No outro extremo da tabela, Duque de Caxias (no número de gols marcados) e Petrópolis (com uma vitória a menos) se despedem da Série A2 e vão jogar B1 (terceira divisão) ainda em 2025. Confira a classificação final:

  1. São Gonçalo (campeão da Taça Santos Dumont) 19 pontos;
  2. Americano 16 pontos, saldo +3 e 13 gols pró;
  3. Bangu 16 pontos, saldo +3 e 11 gols pró;
  4.  Araruama 16 pontos e saldo -1;
  5. Olaria 15 pontos;
  6. Resende 15 pontos;
  7. America 14 pontos;
  8. Cabofriense 14 pontos;
  9. Pérolas Negras 13 pontos;
  10. Audax 12 pontos, 3 vitórias e 11 gols pró;
  11. Duque de Caxias 12 pontos, 3 vitórias e 8 gols pró;
  12. Petrópolis 12 pontos e 2 vitórias

Com isso, as semifinais da Série A2 estão definidas e terão (em jogos de ida e volta):

São Gonçalo (1º) X (4º) Araruama

Americano (2º) X (3º) Bangu

As equipes à esquerda fazem a partida de volta em casa e jogam por dois resultados iguais para se classificar. A FFERJ deve anunciar as datas, horários e locais dos jogos no começo da próxima semana.

Mais notícias