Trump faz postagem em defesa de Bolsonaro contra possíveis perseguições
Presidente norte-americano realizou uma publicação para mostrar sua insatisfação a respeito das investigações em curso contra Jair Bolsonaro e seus aliados

Nesta segunda-feira (7), o presidente dos EUA, Donald Trump, usou as redes sociais para sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na publicação realizada na Truth Social, o chefe de Estado norte-americano afirma que ex-capitão do exército brasileiro é alvo de perseguição, e que acompanhará o caso em que seu aliado é investigado de perto.
Trump escreveu que “algo terrível” está sendo feito contra Bolsonaro desde a sua derrota nas eleições presidenciais de 2022, que teve Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como vitorioso na disputa. Para o republicano, o povo brasileiro não vai tolerar o que está sendo feito com o ex-presidente do país, e que acompanhará de perto a “caça às bruxas”, contra a família Bolsonaro e seus apoiadores.
Bolsonaro agradece
Após a publicação de Trump, Bolsonaro agradeceu o apoio do republicano, afirmando ter recebido a mensagem com alegria, além de mencionar que o “ilustre presidente e amigo” passou por algo parecido nos EUA, sendo “implacavelmente perseguido”.
No último dia 26 de março, Jair Bolsonaro e outros sete aliados tornaram-se réus por tentativa de golpe de Estado após a derrota do candidato do Partido Liberal (PL) ser derrotado nas eleições de 2022. A decisão foi tomada pelos cinco ministros que compõe a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que aceitaram a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Com isso, os réus responderão a um processo penal que pode ocasionar em prisão para esses acusados de formar uma organização criminosa com o intuito de romper o estado democrático de direito.
Ver essa foto no Instagram
Donald Trump sai em defesa de Jair Bolsonaro, em publicação nas redes sociais (Vídeo: reprodução/Instagram/@jairmessiasbolsonaro)
Governo rejeita comunicado
Diferente de Jair Bolsonaro, o governo brasileiro mostrou sua insatisfação a respeito da publicação de Donald Trump. Em comunicado assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Palácio do Planalto respondeu à mensagem do presidente norte-americano. Segundo a nota, compete aos brasileiros defender a democracia do país, por tratar-se de uma nação soberana. A mensagem ainda diz que o Brasil não aceita qualquer tipo de interferência externa.
A ministra das Relações Internacionais, Gleisi Hoffmann, também “subiu o tom” para rebater a publicação de Trump. Hoffmann disse que o presidente dos EUA deveria se preocupar com os problemas de seu país, e que ele está enganado se pensa que pode interferir no processo judicial do Brasil.