Lando Norris vence GP da Inglaterra em condições adversas de chuva

Oscar Piastri e Nico Hülkenberg garantiram as outras posições no pódio, completando o trio de destaque na prova; Gabriel Bortoleto abandona

06 jul, 2025
Lando Norris foi o vencedor do GP da Inglaterra 2025 I Reprodução/ 	Clive Rose / Getty Images Embed
Lando Norris foi o vencedor do GP da Inglaterra 2025 I Reprodução/ Clive Rose / Getty Images Embed

Neste domingo (6), Lando Norris triunfou no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, realizado no Circuito de Silverstone. A prova, marcada por trechos de chuva, favoreceu o piloto britânico da McLaren, que se beneficiou de uma penalização aplicada a Oscar Piastri durante o Safety Car e garantiu a vitória diante da torcida local.

Nico Hülkenberg, da equipe Sauber, completou o pódio em terceiro lugar após adotar uma estratégia eficiente nas mudanças climáticas, conquistando assim seu primeiro pódio na F1 depois de 239 corridas.

Já Gabriel Bortoleto teve uma participação breve: ele se envolveu em um incidente no início da corrida e precisou abandonar a disputa.

Saiba como foi a corrida em Silverstone

A largada

Com a pista apresentando trechos secos e molhados, alguns pilotos optaram por mudar de estratégia ainda antes da largada. Durante a volta de apresentação, George Russell, Charles Leclerc, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto e Oliver Bearman decidiram ir aos boxes substituir os pneus intermediários pelos de pista seca.

Na largada, sem chuva, Max Verstappen teve uma boa saída e manteve a liderança, enquanto Oscar Piastri ficou logo atrás, pressionando o holandês. Mais atrás no grid, Esteban Ocon acabou se envolvendo em um incidente: ficou espremido entre Yuki Tsunoda e Liam Lawson. O francês da Haas acertou em cheio o carro do neozelandês da Racing Bulls, que não conseguiu continuar na prova. Devido ao acidente, a direção de prova acionou o Virtual Safety Car (VSC).


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Largada no GP da Inglaterra (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)

Virtual Safety Car na pista

Assim que o Virtual Safety Car foi encerrado, Gabriel Bortoleto, que apostava nos pneus para pista seca, perdeu o controle do carro logo na primeira curva. Ele saiu da pista, foi parar na brita e acabou batendo no muro, o que danificou a asa traseira. Sem condições de continuar, o piloto brasileiro teve que abandonar a corrida, provocando uma nova entrada do VSC.

Com a relargada e o retorno ao ritmo normal, Oscar Piastri manteve um desempenho superior ao de Max Verstappen e conseguiu ultrapassá-lo na Reta do Hangar, na sexta volta. Logo depois, Lando Norris se aproximou do piloto da Red Bull e também conseguiu superar o holandês, mesmo com a chuva começando a se intensificar.

Chuva embaralha posições e Safety Car muda o rumo da corrida

Na sequência, com o aumento da chuva, os líderes foram para os boxes. Durante as paradas, Norris teve um pit stop mais lento, o que permitiu a Verstappen recuperar a segunda colocação. Com a pista ainda mais molhada, a direção de prova acionou o Safety Car. Aproveitando o momento, Lance Stroll e Nico Hülkenberg pararam mais cedo que os demais e retornaram em boas posições: quarto e quinto lugares, respectivamente.

Na relargada da prova, Isack Hadjar acabou tocando a traseira do carro de Kimi Antonelli na curva Copse e rodou. O incidente forçou o retorno do Safety Car à pista. Com danos no carro, o piloto francês não conseguiu continuar e deixou a corrida.

Verstappen roda e Piastri é punido

Com a saída do Safety Car na 21ª volta, Max Verstappen perdeu o controle na antepenúltima curva e acabou rodando, caindo para a décima colocação. Com isso, Lance Stroll subiu para terceiro lugar.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Max Verstappen roda e perde posições (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)

Antes do erro de Verstappen, Oscar Piastri havia freado de forma brusca durante o período de Safety Car, violando o regulamento e recebendo uma punição de 10 segundos.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Punição para Oscar Piastri (Foto: reprodução/Instagram/@f1)

Já no terço final da prova, com a ativação do DRS, Nico Hülkenberg aproveitou a chance, atacou Stroll e conquistou o terceiro lugar. Na sequência, Lewis Hamilton também superou o canadense e subiu para a quarta posição.

Vitória de Lando Norris e pódio inédito de Nico Hülkenberg

Com a pista voltando a secar nas voltas finais, os pilotos retornaram aos boxes para colocar os pneus slick. Nesse momento, Oscar Piastri cumpriu sua penalidade de 10 segundos, e Lando Norris assumiu a liderança da prova, posição que manteve até a bandeirada final. O britânico da McLaren controlou o ritmo com tranquilidade e garantiu a vitória diante da torcida em Silverstone.

Nico Hülkenberg cruzou a linha de chegada em terceiro, conseguindo segurar Lewis Hamilton até o fim e conquistando seu primeiro pódio na Fórmula 1 — um feito marcante após 241 corridas disputadas na categoria.


Pódio do GP da Inglaterra 2025 (Foto: reprodução/ Clive Rose /Getty Images Embed)

Grid de classificação após o GP da Inglaterra

Saiba como ficou o grid na Inglaterra, após a 12ª etapa da temporada 2025 de Fórmula 1.


 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

Top 10 do GP da Inglaterra (Foto: reprodução/Instagram/@f1)

11- Oliver Bearman (Haas)

12- Carlos Sainz (Williams)

13- Esteban Ocon (Haas)

14- Charles Leclerc (Ferrari)

15- Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)

Não completaram a prova: Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Isack Hadjar (Racing Bulls), Gabriel Bortoleto (Sauber), Liam Lawson (Racing Bulls) e Franco Colapinto (Alpine).

Próxima etapa da temporada

A Fórmula 1 retorna suas atividades entre os dias 25 e 27 de julho, no Circuito de Spa-Francorchamps, para o Grande Prêmio da Bélgica.

Mais notícias