Max Verstappen surpreende com volta perfeita e conquista a pole na Inglaterra
O holandês cravou o melhor tempo da sessão e superou Oscar Piastri na briga pela ponta; já Bortoleto enfrentou dificuldades e largará apenas da 16ª posição

Apesar do domínio britânico nos treinos livres do GP da Inglaterra, foi Max Verstappen quem brilhou no momento decisivo. O holandês assegurou a pole position neste sábado ao registrar 1min24s892, superando Oscar Piastri por apenas um décimo de segundo na última volta rápida. Lando Norris garantiu a terceira posição no grid. Já Gabriel Bortoleto vai largar em 16º, beneficiado pela punição aplicada a Oliver Bearman por não reduzir a velocidade durante a bandeira vermelha no TL3.
Max Verstappen, o mágico das pole position
Um carro pode apresentar diversos desafios — pode perder a dianteira, escapar de traseira ou até sofrer com falhas nos freios. Porém, se existe alguém capaz de extrair o máximo de um equipamento mesmo quando ele não está perfeito, esse é Max Verstappen. Sua habilidade, talento e visão de pista são impressionantes, transformando qualquer adversidade em oportunidade e elevando o desempenho do carro a um nível excepcional.
Saiba como foi a classificação em Silverstone
Q1
A primeira fase do classificatório transcorreu sem grandes novidades na frente: Oscar Piastri liderou, seguido de perto por Max Verstappen e Fernando Alonso. Já na parte intermediária da sessão, Franco Colapinto, piloto da Alpine, acabou escapando na última curva e ficou atolado na brita, o que provocou a interrupção da atividade com bandeira vermelha.
Com a retomada da sessão, Max Verstappen marcou 1min25s886 e assumiu a liderança provisória. Gabriel Bortoleto ocupava a 15ª posição, mas acabou sendo superado após boas voltas de Carlos Sainz e Pierre Gasly. O brasileiro caiu para 17º e ficou fora da próxima fase do treino classificatório.
Ficaram de fora do Q2: Liam Lawson em 16º, Gabriel Bortoleto em 17º, Lance Stroll em 18º, Nico Hülkenberg em 19º e Franco Colapinto, que terminou na 20ª posição.
Ver essa foto no Instagram
Franco Colapinto escapou da pista e causou bandeira vermelha (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)
Q2
No Q2, Max Verstappen manteve o ritmo forte e cravou 1min25s316. Pouco depois, Oscar Piastri igualou o tempo do holandês, mas ficou atrás na tabela por completar a volta depois. Em seguida, Lando Norris foi ainda mais rápido, registrando 1min25s231 e assumindo a liderança da sessão.
Na parte final, Lewis Hamilton e Charles Leclerc, ameaçados de eliminação, reagiram com voltas rápidas e subiram para as duas primeiras posições. Já Kimi Antonelli, também próximo da zona de corte, conseguiu se classificar, deixando Carlos Sainz de fora da fase final do treino.
Ficaram fora do Q3: Carlos Sainz terminou em 11º, seguido por Yuki Tsunoda em 12º, Isack Hadjar em 13º, Alexander Albon em 14º e Esteban Ocon, que fechou a lista em 15º lugar.
Q3
O Q3 iniciou com Oscar Piastri liderando com um tempo de 1min24s995, seguido por Lewis Hamilton em segundo e Lando Norris em terceiro, enquanto Max Verstappen aparecia em quarto.
Na última tentativa da sessão, Piastri, Norris e Hamilton não conseguiram melhorar suas marcas. Já Verstappen, após registrar os melhores tempos nos dois primeiros setores, completou uma volta em 1min24s892, garantindo a pole position em Silverstone.
Ver essa foto no Instagram
Volta perfeita de Max Verstappen, garantiu ao holandês a pole no GP da Inglaterra (Vídeo: reprodução/Instagram/@f1)
Grid de classificação
Saiba como ficou o grid classificatório para o Grande Prêmio da Inglaterra.
Ver essa foto no Instagram
Grid de classificação para o GP da Inglaterra (Foto: reprodução/Instagram/@f1)
GP da Inglaterra 2025
A etapa do GP da Inglaterra de Fórmula 1 acontece neste domingo, (6) com a largada marcada para às 11h00 (horário de Brasília).
A transmissão será feita pela TV Band, que exibe a corrida e a classificação em TV aberta. Já os treinos livres e a classificação também poderão ser acompanhados pelo Bandsports, canal por assinatura.