Trump diz ter encontrado possível comprador para o TikTok

Presidente dos EUA afirmou que a negociação depende também do aval do governo chinês; operadora do aplicativo ainda não se pronunciou sobre nova proposta

01 jul, 2025
Venda do TikTok, plataforma de vídeos curtos, está em negociação | Reprodução/VCG/Getty Images Embed
Venda do TikTok, plataforma de vídeos curtos, está em negociação | Reprodução/VCG/Getty Images Embed

O presidente Donald Trump afirmou à emissora norte-americana Fox News neste domingo (29), que encontrou um possível comprador para a plataforma de vídeos curtos, TikTok. Segundo ele, o grupo de interesse na compra é formado por “pessoas muito ricas”, que serão revelados nas próximas semanas. 

Venda da plataforma

Em 2024, o Congresso americano determinou que a empresa chinesa ByteDance, operadora do aplicativo, encontrasse um comprador para continuar suas operações nos Estados Unidos. Com um prazo inicial de venda para 19 de janeiro, a plataforma chegou a suspender suas atividades no país no período, mas voltou a funcionar após um decreto de Trump que adiou a aplicação da lei por dois meses e meio. 

Desde então, o presidente já prorrogou o prazo outras três vezes. O adiamento mais recente, segundo Trump, foi pela falta de avanço significativo nas negociações. A ByteDance tem, agora, até o dia 17 de setembro para alienar os ativos do TikTok nos Estados Unidos. 

De acordo com a agência de notícias Reuters, as negociações feitas pela Casa Branca envolvem uma redução de ao menos 80% da propriedade da empresa chinesa sobre o TikTok – seguindo o que foi exigido pela lei.


Empresa chinesa ByteDance, proprietária do aplicativo TikTok (Foto: reprodução/Bloomberg/Getty Images Embed)

Autorização do governo chinês

Ainda em entrevista para a Fox News, Trump apontou que a venda do aplicativo depende também do aval do governo chinês e afirma que há altas chances de conseguir a aprovação por parte do líder Xi Jinping. “Provavelmente precisarei da aprovação da China. Acho que o presidente Xi provavelmente o fará”, declarou o presidente

Um acordo chegou a ser elaborado anteriormente, com a proposta de realocar as operações do aplicativo de vídeos nos EUA em uma nova empresa, localizada em território norte-americano e operada majoritariamente por investidores do país. As negociações, porém, foram suspensas após a China não autorizar a operação. A decisão foi motivada, em especial, após declarações de Trump ligadas ao aumento de impostos sobre produtos chineses. 

A ByteDance, dona do TikTok, ainda não se manifestou oficialmente sobre os possíveis compradores mencionados por Donald Trump. 

Mais notícias