Atlético MG e Botafogo se reencontram após histórica final da Libertadores
Longe dos holofotes da grande final continental de 2024 vencida pelo Glorioso; equipes duelam neste domingo no Mineirão e buscam subir na tabela do Brasileirão

O ano de 2024 proporcionou momentos distintos para Atlético MG e Botafogo. O contraste de tristeza e alegria, respectivamente, foi nítido ao término da última temporada.
Os mineiros chegaram em duas finais de Copa e ficaram com o vice campeonato tanto da Copa do Brasil quanto da Libertadores, perdendo esse último título justamente para o Alvinegro Carioca. Além disso, após diversos tropeços seguidos, lutaram contra o rebaixamento no Brasileirão até a última e derradeira rodada, quando venceram o duelo direto contra o Athletico PR (que acabou rebaixado) e escaparam da queda.
Enquanto isso, os cariocas tiveram um ano mágico. Em um jogo de superação, se sagraram campeões da Libertadores de forma histórica, jogando com um jogador a menos desde os 30 segundos da primeira etapa. Além disso, uma semana depois, faturaram também o título do Brasileirão ao vencer o São Paulo por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos.
Final da Libertadores 2024 melhores momentos (Vídeo: Reprodução/YouTube/ESPN Brasil)
Apesar dos contrastes da última temporada, o momento atual das equipes pode ser visto como semelhante e definido em uma palavra: instabilidade. Tanto o alvinegro mineiro, quanto o carioca passam por dificuldades para embalar no Campeonato Brasileiro.
O Atlético MG ainda não venceu em 4 rodadas (foram dois empates e duas derrotas) e está na zona de rebaixamento com apenas 2 pontos ganhos. Por sua vez, o Botafogo tem uma vitória, dois empates e uma derrota e ocupa a zona intermediária da tabela com 5 pontos.
O duelo deste domingo coloca em jogo a possibilidade de recuperação e de um novo astral para o vencedor. Em contrapartida, pode aumentar ainda mais a pressão sobre quem não conquistar os 3 pontos.
Atlético MG
O início de trabalho do técnico Cuca foi bastante empolgante para a torcida atleticana. O Galo venceu o título mineiro com apenas uma derrota na competição (no jogo de volta da final contra o América MG) e apresentou uma nítida evolução no futebol praticado na reta final de 2024. Porém, o Brasileirão chegou e com ele veio a instabilidade no desempenho e nos resultados.
Apesar da derrota na estréia diante do Grêmio, em Porto Alegre, o futebol apresentado pelo Atlético foi visto como convincente. A equipe criou diversas oportunidades de gol e até mereceu um resultado melhor na Arena do Grêmio.
Diante do São Paulo, na segunda rodada, a equipe finalizou bastante, porém esbarrou em Rafael. No entanto, chances claras de gol na partida, apenas uma e nenhum gol marcado.
Já na terceira rodada, contra o Vitória, também no Mineirão, mais uma vez muito volume e 34 finalizações no total. Dessa vez, foram duas bolas na rede, porém as falhas defensivas custaram caro e o os dois gols sofridos custaram mais 2 pontos preciosos ao Galo.
Na última rodada, contra o Santos, na Vila Belmiro, o que se viu não foi nada diferente do ocorrido nas rodadas anteriores. Um Atlético com posse de bola acima dos 60% e um volume de finalizações maior que seu oponente. Porém, novamente inoperante no ataque e fragilizado na defesa, o time sofreu o segundo revés na competição: 2 a 0 para os paulistas.
Para a partida deste domingo, Cuca tem diversos desfalques por lesão, são eles: Guilherme Arana, Patrick, Alan Franco, Júnior Santos, Cadu, Caio Maia e Brahian Palacios. Em compensação, terá o retorno de Igor Rabello, que deve ficar no banco de reservas.
Após a partida diante do Botafogo, o Galo viaja para a Venezuela, onde enfrenta o Caracas em duelo direto pela liderança do grupo H da Copa Sulamericana 2025.
Botafogo
A temporada Alvinegra começou bem diferente das expectativas. Multi campeão em 2024, a equipe perdeu jogadores importantes, como Almada e Luiz Henrique. Contudo, apesar do alto investimento em reforços, o Botafogo ainda não conseguiu encontrar substitutos à altura da dupla, em campo.
Após a eliminação precoce no Estadual e quase 60 dias sem treinador, Renato Paiva assumiu e teve um mês livre para preparar o time para o restante da temporada. Contudo, após 6 partidas no comando, o treinador já sofreu pressão dos torcedores e chegou a ser chamado de “burro” no empate em 2 a 2 contra o São Paulo, na última quarta (16).
O empate diante do Palmeiras, em São Paulo, na estréia do Brasileirão, empolgou pela boa atuação. O Botafogo foi dominante na maior parte do tempo, porém não conseguiu balançar a rede adversária e saiu de campo com um 0 a 0.
Na rodada seguinte, veio a primeira e única vitória na competição até aqui. Após 20 minutos de instabilidade, a equipe se organizou, dominou o Juventude e saiu do Nilton Santos com um triunfo por 2 a 0.
O primeiro e único revés no campeonato veio na terceira rodada. A equipe sofreu um gol do Bragantino logo aos 5 minutos, em falha do sistema defensivo. Apesar de dominar a posse de bola e a maioria das ações da partida após o gol sofrido, não conseguiu ser efetivo e saiu de Bragança Paulista com a derrota por 1 a 0.
Já na rodada passada, diante do São Paulo, no Rio de Janeiro, mais uma vez o Botafogo controlou a posse de bola, teve mais finalizações que o adversário e, dessa vez, anotou duas bolas na rede. Porém, as falhas defensivas novamente custaram caro e a equipe saiu apenas com um empate: 2 a 2.
Para o duelo deste domingo, Paiva pode poupar alguns jogadores devido à sequência de jogos, pensando na viagem para La Plata-ARG, na próxima quarta (23). O Alvinegro Carioca tem duelo direto contra o Estudiantes pela Libertadores.
O Botafogo tem três lesionados e Bastos é o que deve demorar mais a retornar, com problema no joelho, o zagueiro só deve estar apto na véspera da estréia no Super Mundial de Clubes FIFA 2025, em junho. Por sua vez, Nathan Fernandes e Santiago Rodríguez estão em reta final de recuperação de um problema muscular e um trauma no tornozelo, respectivamente.
Atlético MG X Botafogo
Ficha técnica do jogo:
5ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte.
Horário: 16h (de Brasília)
Transmissão: TV Globo (exceto São Paulo) e Premier (para todo o Brasil)
Arbitragem: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Thiaggo Americano Labes
VAR: Rodolpho Toski Marques
Provável escalação do Atlético MG: Everson; Natanael, Junior Alonso, Lyanco e Caio Paulista; Fausto Vera, Rubens (Gabriel Menino) e Gustavo Scarpa; Cuello, Rony e Hulk (técnico: Cuca).
Provável escalação do Botafogo: John; Vitinho (Ponte), Jair, Barboza, Cuiabano (Alex Telles); Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Artur, Matheus Martins e Igor Jesus (técnico: Renato Paiva).
Atlético MG e Botafogo já se enfrentaram 116 vezes na história. O Alvinegro Carioca soma 53 vitórias, contra 36 triunfos do Alvinegro de Minas Gerais. Além disso, as equipes empataram em outras 27 oportunidades.
Foto destaque: Alex Telles e Gustavo Scarpa disputam jogada na final da Libertadores 2024 (Reprodução/Instagram/Vitor Silva/Botafogo)