Olimpíadas 2024: França colabora com designer de streetwear para novos uniformes
Fundador e diretor criativo da marca Pigalle é o responsável por novos uniformes que serão utilizadores em Paris durante os jogos olímpicos no ano de 2024

Os jogos olímpicos conseguem ser um dos eventos mais aguardados, todos se preparam em frente à TV para assistir as competições de futebol, basquete e até mesmo skate. Para além do lado esportivo, a moda também está presente nos mínimos detalhes das Olimpíadas e a França está aí para provar. Em colaboração com marca Le Coq Sportif e desenhados por Stéphane Ashpool, os novos uniformes chamam atenção antes mesmo do início dos jogos.
Os uniformes da França
No início do ano de 2024 a coleção foi apresentada de modo geral para 150 atletas, logo esse número cresceu e ao todo são mais de mil peças que vestirão cerca de 800 atletas para cada modalidade, isso inclui protetor facial aos esgrimistas e tênis aos skatistas, sendo específica para o uso do atleta que receberá uma mala própria com roupas para treinos, competições e até mesmo para as apresentações que aparecem no itinerário das Olimpíadas.
Os esportistas são o foco principal para a criação dessas roupas especiais, mas isso não significa que os funcionários franceses que irão ajudar a organizar e a movimentar o evento vão ficar de fora. Todos os funcionários da comissão organizadora também ganharão seus uniformes, ao todo foram 220 mil distribuídos para quem irá ficar na arrumação e preparação.
A reação dos atletas ao verem as peças prontas foi altamente positivas, é o exemplo de uma das jogadoras de tênis de mesa: “Eu achei muito bonito, foi uma bela surpresa, só de ver os uniformes já é bacana, se pudermos vesti-los em Paris 2024, então, será um orgulho…” disse Alexis Lebrun.
Primeira apresentação dos uniformes Olimpíada 2024 da França (Foto: reprodução/Getty Images Embed)
As peças e a criatividade de Ashpool
Para uma coleção de roupas para a Olimpíada é óbvio que a bandeira da França seria a principal base de criação ao estilista. As cores da bandeira (azul, branco e vermelho) apareceram em degradê com o objetivo de representar a massiva diversidade cultural presente durante os jogos, alguns países como Rússia e Austrália irão sediar esse ano de 2024.
A marca francesa Le Coq Sportif é considerada referência quando se trata de roupas esportivas e modernas, todo o material utilizado vem de origem francesa para quimonos de judô. Apesar disso, a criatividade para o visual das peças teve o maior desempenho por parte de Stéphane Ashpool.
O estilista deu um novo significado e estilo a bandeira francesa. “Tem o azul que entra no branco e o vermelho, novos tons que representam a França e para destacar esse suporte colorido, pensamos nesse “/off-white“/, um branco cru, quase bege, para ficar mais elegante. É uma tonalidade que pode ser encontrada em um casamento, e a ideia de elegância foi muito citada pelos atletas” disse Ashpool após entrevistar alguns jogadores.
Os jogos olímpicos acontecerão a partir do dia 26 de julho de 2024 e acabará em 11 de agosto do mesmo ano.
Foto destaque: Designer francês Stéphano Ashpool (reprodução/Getty Images Embed)