Maison Margiela encerra em grande estilo o último dia de desfiles da semana de Alta Costura em Paris

Com uma apresentação teatral e performática, John Galliano traz uma coleção provocante, sombria e surrealista para a última noite da Semana de Alta costura 2024

29 jan, 2024

No último dia da Semana de Alta Costura em Paris, quinta-feira (25), a marca de luxo Maison Margiela apresentou um desfile dramático, sensual, provocante e teatral. Realizado em um armazém, debaixo da ponte Alexandre III, o diretor criativo da marca, John Galliano,  trouxe uma coleção inspirada na Belle Époque, mas de uma forma renovada e com um clima surrealista.

Em um visual que se assemelha a um “thriller retrô”, as modelos usavam maquiagens de ceras, imitando bonecas de plástico, e atravessavam a passarela de forma teatral e performática. Cortesãs do Moulin Rouge, bonecas, jogadores de casino, são personagens que  também estavam presentes no cenário do desfile.

Uma coleção provocante

Além do próprio desfile ser um verdadeiro show à parte, as roupas também despertaram a curiosidade do público por seu visual diferenciado. A coleção trazia muito volume em suas peças, corpetes, saias assimétricas, deixando à mostra as silhuetas curvilíneas, e tudo isso em uma sobreposição com muita transparência.

 

Galliano sempre apresenta em suas coleções looks teatrais, dramáticos e de beleza única. Encerrando a semana de Alta Costura, o diretor apresentou ainda looks em alfaiataria com aplicações de pérolas de forma inusitada, peças de malha com pedrarias, vestidos com espartilhos e muitos trajes sensuais com meias em degradê.


{slide}


 

Na coleção de roupas masculinas, Galliano apresentou ternos com riscas mob, casacos com modelagem ampla, que misturavam alfaiataria com um estilo ousado e rebelde. Outro ponto que chamou atenção no desfile foram as jaquetas de couro que lembravam o estilo motoqueiros dos anos 30, trazendo para a colecão um toque retrô, apesar de moderno e muito sofisticado.

 

Ame ou odeie Galliano

O desfile terminou com o público batendo os pés e aplaudindo incessantemente, pedindo para Galliano cumprimentá-los. Entretanto, assim como o fundador da casa, o diretor escolheu permanecer atrás das cortinas, optando por não sair dos bastidores.

 

Mais uma vez Margiela trouxe uma coleção rica, performática e teatral para a Semana de Alta Costura, encerrando com o pé direito uma das mais importantes semana de moda do mundo.

 

Foto destaque: desfile da coleção primavera/verão, da Maison Margiella, na semana de Alta Costura 2024 (foto: reprodução/getty images/Pierre Suu)

Mais notícias